Umuarama

Centro de Atendimento Educacional Integrado vai atender crianças com necessidades especiais

O prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom, inaugurou na última quarta-feira (30) o CAEI (Centro de Atendimento Educacional Integrado), espaço que vai reunir profissionais das secretarias municipais de Educação e Saúde especialistas no atendimento de crianças com necessidades especiais. O foco é a educação inclusiva para estudantes da Rede Municipal de Ensino.

Acompanhado da primeira-dama, Maria Dulce Barreiros Pozzobom, que é psicopedagoga e psicomotricista, o prefeito destacou e parabenizou toda a equipe da Educação Especial, elogiando a dedicação da secretária Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso para tornar realidade o CAEI.

“Já temos o orgulho de criar e inaugurar o IAITEA (Instituto de Atendimento ao Indivíduo com Transtorno do Espectro Autista), um espaço idealizado por minha esposa, e agora estamos aqui para abrir as portas do CAEI. É motivo de honra saber que nossas crianças têm uma rede de apoio com profissionais que verdadeiramente pensam em educação especial e inclusiva”, registrou Pozzobom.

Em seu discurso, a secretária municipal de Educação contou que o CAEI foi inspirado em municípios que já têm centros semelhantes. “Aqui em Umuarama temos esta determinação, que envolve os anseios não só da equipe da Educação Especial, mas de uma administração que tem sempre esse olhar e determinação de fazer valer as políticas públicas de garantia do direito à igualdade de oportunidade”, destacou.

Mauriza afirmou que o CAEI é a materialização de um sonho coletivo, fundamentado nos princípios do Desenho Universal da Aprendizagem (DUA), que reconhece que cada estudante é único em sua forma de aprender, interagir e se desenvolver. “O CAEI nasce com a missão de ser um centro de excelência no apoio educacional, onde a diversidade não é apenas acolhida, mas celebrada como fonte de riqueza para nossa comunidade escolar”, detalhou.

Integral

Em Umuarama, a Rede Municipal de Ensino trabalha focada para garantir que cada estudante tenha acesso a oportunidades educacionais que respeitem suas características individuais e potencializem suas capacidades.

“Trabalhamos sob a perspectiva da pedagogia histórico-cultural de Vygotsky [Lev Semionovitch Vygotsky, pedagogo bielorrusso], que nos ensina a possibilidade de desenvolvimento das funções psicológicas superiores de todos os nossos estudantes, por meio da mediação de nossos profissionais”, explica.

No CAEI, segundo Mauriza, o desenvolvimento dos alunos será construído por meio de interações sociais e culturais.

“Este centro foi concebido como um espaço vivo de aprendizagem, onde profissionais especializados trabalharão em conjunto com a escola, famílias e estudantes, desenvolvendo estratégias personalizadas que garantam o acesso ao conhecimento de forma equitativa”, garantiu a secretária.

(Assessoria PMU)

Redação

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