Umuarama

Projeto Papa Pilha garante destinação correta a mais 167 kg de pilhas e baterias usadas

Realizado há quatro anos pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em conjunto com a cooperativa de crédito Sicoob e a participação de várias secretarias municipais, o Projeto Papa Pilha entregou mais uma remessa de baterias e pilhas descartadas nesta quinta-feira, 24, na agência Sicoob Arenito da avenida Padre José Germano, esquina com a Dr. Ângelo Moreira da Fonseca.

O volume foi bem expressivo: 167,1 quilos de pilhas velhas, que foram recebidas pelo diretor administrativo Flávio Ferraresi e pela analista de comunicação, marketing e eventos, Geovana Carmo da Cunha. A entrega foi feita pela diretora de Meio Ambiente do município, Fernanda Mantovani, acompanhada pelo diretor de Saúde, proteção e Bem-Estar Animal, José Guilherme de Oliveira Júnior, e pelo assessor especial da secretaria, Maycon Adriano Ribeiro.

O projeto estimula o armazenamento das pilhas e baterias inservíveis em pequenas urnas dispostas para a população nas diversas secretarias do Paço Municipal, em todas as unidades básicas de saúde (UBS), nas escolas e centros de educação infantil (CMEI). O material recolhido é repassado, posteriormente, a uma empresa de Curitiba especializada na reciclagem e destinação adequada dos componentes.

A parte metálica pode ser reciclada com processos específicos. Já os materiais contaminantes são separados e recebem tratamento apropriado em outra empresa, de São Paulo, para não contaminar o meio ambiente, explicou Fernanda.

Segundo o diretor Flávio Ferraresi é importante tratar com seriedade a destinação das pilhas velhas e o Sicoob é parceiro do município nesta tarefa. “O projeto é uma boa alternativa. Basta procurar o ‘papa-pilha’ mais próximo, levar na Prefeitura ou aqui mesmo no Sicoob. Os coletores estão na entrada principal”, orientou.

Metais pesados

Pilhas e baterias de celular contém metais pesados que podem contaminar o solo, rios e o lençol freático, caso sejam descartados em aterros sanitários ou no meio ambiente. “O acúmulo desses materiais no organismo, caso eles tenham contato com os alimentos consumidos pela população, pode provocar problemas de saúde ao longo do tempo, inclusive o câncer”, apontou a diretora do Meio Ambiente.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Negociação de motocicleta pela internet termina em suspeita de estelionato em Umuarama

Uma negociação de motocicleta anunciada pela internet levou a Polícia Militar a atender uma ocorrência…

11 minutos ago

Polícia investiga caso de mulher de 56 anos encontrada ferida na cabeça em Umuarama

Uma mulher de 56 anos foi encontrada ferida na cabeça no interior de uma residência…

30 minutos ago

Suspeito é levado à delegacia após disparos contra casal no Guarani I, em Umuarama

Um homem de 29 anos foi encaminhado à delegacia após uma ocorrência de disparos de…

45 minutos ago

Femucam começa nesta quinta em Umuarama com entrada gratuita e R$ 48,6 mil em prêmios

A música vai ocupar o palco do Teatro do Centro Cultural Vera Schubert a partir…

59 minutos ago

Motorista é preso por suspeita de embriaguez após ser flagrado com mulheres seminuas

Um motorista de 38 anos foi preso na segunda-feira (12) por suspeita de dirigir sob…

1 hora ago

Homem que desapareceu ao tentar atravessar o Rio Paraná a nado é identificado

O corpo do comerciante Elias Amâncio, de 42 anos, foi encontrado na manhã de terça-feira…

1 hora ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais