Umuarama

Chuva rompe ecobarreira do Lago Aratimbó; Secretaria faz operação de recuperação

Na manhã desta quinta-feira (24) a Secretaria Municipal de Meio Ambiente agiu prontamente para recuperar a ecobarreira instalada no Lago Aratimbó. O equipamento foi rompido pela força das águas da chuva que caiu sobre a cidade na noite de quarta-feira (23) e agora terá de ser retirado e levado para reforma total, já que havia sido depredado por vândalos há menos de dois meses.

O secretário de Meio Ambiente, Waltinho Sucupira, esclarece que a ecobarreira é um dispositivo relativamente simples, mas de grande valia no bloqueio da passagem de lixo sólido, que deixa de ser descartado na natureza.

“São galões de plástico unidos por cabos de aço e colocados de um lado ao outro das margens do lago, desta forma, quando descem plásticos, garrafas pet e toda uma variedade de lixo jogado nas ruas, o dispositivo os retém e fica fácil para ser recolhido. Para se ter uma ideia, em menos de quatro meses já foram retiradas quase três toneladas de detritos”, informa.

No final de agosto as correntes de sustentação da ecobarreira foram cortadas por vândalos, fazendo com que estrutura se desprendesse. “Imediatamente equipe da Secretaria de Meio Ambiente fez uma operação de socorro, realizando um trabalho emergencial para que o dispositivo continuasse em funcionamento, cumprindo seu papel de contribuir com a preservação da limpeza do meio ambiente”, relata Fernanda Periard Mantovani, diretora de Meio Ambiente.

Ela conta que o equipamento foi retirado em uma operação de força-tarefa e enviado ao Pátio Municipal para ser reformado. “Acreditamos que dentro de 15 ou 20 dias a ecobarreira já deve ser reinstalada. E nosso pedido à população é que nos ajude a cuidar do Lago Aratimbó, que é o nosso principal cartão-postal: denuncie, acione a Guarda Municipal ou outras forças policiais, a Ouvidoria 156, a Secretaria de Meio Ambiente, enfim, vamos juntos cuidar de um bem tão importante para nossa cidade”, aponta.

Redação

Recent Posts

Drones de pulverização são usados em colégios agrícolas de Umuarama e de outros municípios

Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…

1 hora ago

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia da PM em Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

2 horas ago

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

2 horas ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

2 horas ago

Letícia Ferreira da Silva toma posse como desembargadora no TJPR em sessão solene

Letícia Ferreira da Silva assume vaga pelo quinto constitucional da OAB-PR em cerimônia transmitida pelo…

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais