Empregos

Inscrições para curso gratuito de cuidador de idosos estão abertas em Umuarama

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Umuarama está com inscrições abertas para um curso gratuito voltado para o cuidado com idosos. As aulas terão início em 4 de novembro de 2024 e término em 25 de fevereiro de 2025 e serão realizadas de segunda a quinta-feira, das 14h às 17h. O público-alvo são maiores de 18 anos com Ensino Fundamental completo.

O conteúdo do curso abrange duas principais áreas de atuação: a promoção da independência e autonomia do idoso em suas atividades diárias e o cuidado específico com as suas necessidades de saúde. Na primeira parte, que contempla 60 horas de conteúdo, os alunos serão capacitados para acompanhar e auxiliar idosos em suas tarefas cotidianas, sempre respeitando as diferenças individuais do processo de envelhecimento.

Além disso, o curso abordará ações de prevenção em situações de vulnerabilidade social, psicológica e física, com base nas diretrizes do Estatuto do Idoso e orientações de uma equipe multiprofissional.

Os participantes também aprenderão a orientar atividades de lazer e ocupação de tempo livre, conforme os interesses do idoso e as orientações da equipe. Outra habilidade desenvolvida será a adaptação de ambientes para garantir a mobilidade, segurança e bem-estar dos idosos, sempre considerando as condições físicas e os valores dos idosos e suas famílias.

Na segunda parte, com 84 horas de carga horária, o foco será nos cuidados diários com a saúde do idoso. Os alunos irão monitorar o estado de saúde do idoso de acordo com as orientações da equipe multiprofissional, realizando tarefas como higiene corporal e bucal, medidas de conforto e assistência na alimentação, sempre respeitando a autonomia e a independência do idoso.

O curso também abrange a administração de medicamentos sob orientação e prescrição médica e a comunicação de mudanças no estado de saúde do idoso à família e à equipe de saúde. Cuidados de primeiros socorros também serão abordados, com instruções sobre como solicitar ajuda profissional em casos de emergência.

O curso ainda inclui um projeto integrador com 16 horas de duração, no qual os alunos deverão cumprir atividades baseadas em um plano de ação voltado para desafios práticos, propondo soluções e resultados a partir dos temas abordados.

As inscrições podem ser realizadas pelo site do Senac. O Senac Umuarama está situado na Avenida Duque de Caxias, 5238. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (44) 3621-5700.

Stephanie Gertler

Fotógrafa há mais de 16 anos, graduada em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná, em Curitiba. Atualmente, atua como jornalista no OBemdito.

Recent Posts

Dono de burro que precisou de eutanásia é multado em R$ 3 mil pela Polícia Ambiental

A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Umuarama aplicou uma multa no valor de R$ 3…

8 horas ago

Condutor de moto fica em estado grave após colisão com ciclista na Estrada Canelinha

Uma colisão envolvendo uma moto e uma bicicleta na noite desta terça-feira (7) em Umuarama…

9 horas ago

A geografia do crime e o desafio para encontrar os suspeitos da chacina de Icaraíma

A inclusão de dois suspeitos da chacina de Icaraíma na lista internacional de procurados da…

10 horas ago

São Jorge do Patrocínio recebe noite de louvor e adoração com o ministério Filhos do Homem

São Jorge do Patrocínio será palco de uma noite dedicada à fé e à música…

10 horas ago

Umuarama: Moto furtada de trabalhador é localizada; confira o vídeo do momento do crime

A Polícia Militar (PM) registrou o furto de uma moto de um jovem trabalhador na…

11 horas ago

Carro e motocicleta se envolvem em acidente em cruzamento de avenidas de Umuarama

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma motocicleta foi registrado pela Polícia Militar…

11 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais