Com conselho de esporte e lazer constituído, Umuarama pode acessar programas esportivos
A proposta é criar um sistema que permita o aprimoramento das políticas públicas municipais
O programa ‘O Esporte Que Queremos’ é uma realização do governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Esporte, que objetiva contribuir para o refinamento da gestão do esporte no Estado e nos municípios, com base na Lei Geral do Esporte, a lei do sistema esportivo estadual. Com o programa, o governo pretende contribuir para o desenvolvimento esportivo de forma consistente e integrada, auxiliando os municípios a melhorar os processos de gestão.
Para se enquadrar ao programa, que ajudará os municípios a criar políticas públicas integradas voltadas ao esporte, Umuarama criou o Conselho Municipal do Esporte e Lazer e o Fundo Municipal do Esporte. O superintendente do Esporte, Helio Wirbiski, apresentou o programa e disse que é uma realização pioneira do governo do Estado, por meio da Superintendência do Esporte, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR).
A proposta é criar um sistema que permita o aprimoramento das políticas públicas municipais, visando o desenvolvimento esportivo das diferentes regiões respeitando suas demandas e vocações.
Umuarama formalizou o Conselho Municipal do Esporte e Lazer (CMEL) e constituiu sua diretoria com professores de Educação Física, representantes de atletas, entidades esportivas, do Conselho Regional de Educação Física (Cref), dos setores de Educação, Saúde e Cultura, Fazenda, Assistência Social e da Secretaria de Esportes e Lazer (Smel), de associações esportivas e de pessoa com deficiência, entidades que atendem à terceira idade, à criança e aos adolescentes.
A diretoria do CMEL tem como presidente Victor Reske da Silva, atleta de voleibol, e vice-presidente Itamar Inácio da Silva Junior, professor e representante da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. O primeiro-secretário é Edi Carlos Rodrigues de Souza, também da Smel, e o segundo-secretário é Ademir Westphal, da Associação dos Deficientes Físicos de Umuarama e Região (Adefiu). A diretoria executiva foi eleita para a gestão 2024/2026.
(Assessoria PMU)