Foto: PMU
Profissionais de saúde que atuam no Pronto Atendimento (PA) e na Assistência Primária em Saúde (APS) de Umuarama participarão do curso ‘Humanização e Ética na Assistência aos Serviços de Saúde’, promovido pelo Senac, com duração de 15 horas-aula, distribuídas em três dias. Uma das turmas receberá a capacitação entre os dias 29 e 31 de outubro, enquanto a outra será treinada na primeira semana de novembro.
O treinamento contínuo dos profissionais da saúde é parte das ações voltadas para melhorar o atendimento à população que utiliza os serviços do SUS (Sistema Único de Saúde). Segundo o secretário municipal de Saúde, Edson dos Santos Souza, o conteúdo do curso está alinhado à Política Nacional de Humanização (PNH), instituída em 2003.
“Estamos constantemente buscando aplicar os princípios do SUS no dia a dia dos serviços de saúde, promovendo mudanças nas formas de gestão e no cuidado prestado”, afirma.
Souza destaca que a PNH faz parte do sistema de gestão da saúde em Umuarama, contando com uma equipe de apoiadores que trabalha em articulação com as secretarias estaduais e municipais de saúde.
“A política se baseia na análise dos problemas e dificuldades de cada serviço e utiliza experiências bem-sucedidas de humanização como referência. A PNH promove a inclusão de pessoas de maneira coletiva e compartilhada, não se limitando a indivíduos ou grupos isolados”, explica.
A coordenadora do PA de Umuarama, Cíntia Trucolo Braga, também reforça a importância do acolhimento, destacando que ele significa reconhecer as necessidades singulares e legítimas de saúde de cada paciente.
“O acolhimento deve estar presente e sustentar a relação entre as equipes e os usuários dos serviços. Esta capacitação, contratada pela Secretaria de Saúde, é essencial para aprimorarmos o atendimento ao cidadão, criando vínculos de confiança”, ressalta. Cíntia acrescenta que o curso será oferecido gratuitamente aos profissionais de saúde.
(Com informações PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais