Umuarama

Umuarama: PMs em patrulhamento são acionados para capturar sucuri-amarela na Rua Bahia

Uma sucuri-amarela foi capturada em Umuarama nesta segunda-feira (21) por equipes da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros. A situação aconteceu na Rua Bahia, Zona II.

De acordo com a PM, uma equipe da Rocam (Rondas com Motos) estava em patrulhamento quando uma mulher pediu apoio em virtude de haver uma cobra na rua. Os militares encontraram o animal e realizaram a captura. Na sequência, o Corpo de Bombeiros fez o encaminhamento da serpente para o escritório regional do Instituto Água e Terra (IAT) em Umuarama.

OBemdito conversou com o professor e biólogo Gilberto Aguiar. Ele explicou que aparentemente se trata de uma Eunectes notaeus, vulgarmente chamada de sucuri-amarela. Esta é uma espécie de cobra família Boidae originária de América do Sul.

“As serpentes da família Boidae (não são peçonhentas) seja sucuris ou jiboias, tem uma musculatura poderosa e 4 fileiras de dentes no céu da boca, todas arqueados para dentro, sendo uma terrível mordida, mas ocorre somente quando manipulada ou ameaçada. Em caso me mordida não podemos puxar a serpente, mas sim empurrar sua cabeça contra o membro mordido e após isso forçar a abertura da boca para retirar o membro. Para não ocorrer um grande estrago no membro, bem como infecções pela sua boca, porém veneno para nós não existe nessas serpentes”, explicou.

Aguiar disse ainda que esse padrão de cor é parecido com a onça pintada.  Ele acrescentou que confirmação da chave dicotômica de taxonomia necessidade de mais detalhes, como foto com detalhes boca, entre outros.

O biólogo explicou que esse tipo de serpente não costuma aparecer em Umuarama, mas há exemplares catalogados no Mato Grosso do Sul e Ilha Grande.

Foto: 25º BPM PMPR
Jaqueline Mocellin

Olá, eu sou Jaqueline Mocellin e trabalho no site OBemdito desde dezembro de 2016. Atuo como jornalista e editora. Sou formada em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), pós-graduada em Comunicação, Educação e Artes pela Unipar/Cascavel e atualmente curso Direito na UniAlfa Faculdade. Estou sempre em busca da emoção que o jornalismo pode proporcionar. Sou apaixonada pela minha profissão, levo muito a sério a ética de trabalho e a correta apuração dos fatos.

Recent Posts

Justiça suspende norma que permite a dentistas realizar harmonização facial

A Justiça Federal no Distrito Federal suspendeu a norma que reconhece a harmonização orofacial como…

11 horas ago

Imbituva se abraça diante da dor após acidente na BR-373 que matou 22 moradores

Imbituva, nos Campos Gerais do Paraná, amanheceu diferente após o acidente na BR-373 que matou…

11 horas ago

Homem é preso pela PCPR após regressão para regime fechado em Umuarama

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) cumpriu um mandado de prisão na tarde desta quinta-feira…

11 horas ago

Homem com mandado de prisão por furto qualificado é preso dentro de fórum em Iporã

A Polícia Militar prendeu um homem de 24 anos na tarde desta quinta-feira (20), dentro…

12 horas ago

Homem é preso após agredir ex e descumprir medida protetiva em Francisco Alves

A Polícia Militar prendeu em flagrante um homem de 37 anos por violência doméstica e…

12 horas ago

Ingressos do Inovação & Negócios seguem à venda pelo 1º lote em Umuarama

Empresários e profissionais de Umuarama e região terão, em setembro, uma nova oportunidade para discutir…

12 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais