Umuarama

Comunidade de Umuarama debate formas de assegurar a proteção e o bem-estar dos animais

O Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (CMPBEA) realizou o 1° Fórum, que contou com a participação de 100 pessoas no anfiteatro Haruyo Setogutte. O evento foi promovido pelo Conselho em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal e contou com palestras, apresentações de casos e debates acerca do tema.

Com destaque para as pautas relacionados à promoção de políticas públicas para a garantia dos direitos dos animais – domésticos e silvestres –, o Fórum analisou ainda como e de que forma cada entidade, voluntário e apoiador da causa animal pode contribuir para oferecer uma existência mais digna principalmente a cães e gatos.

“Foi um momento muito importante para toda a sociedade umuaramense, sem dúvida alguma, pois debatemos alternativas, ouvimos ideias, fizemos questionamentos e trocamos experiências sobre os animais”, resume o secretário municipal de Meio Ambiente, Waltinho Sucupira.

Entre os temas apreciados, profissionais do setor, especialistas, estudantes e defensores da causa animal conheceram o trabalho realizado na Saau (Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama) por meio de palestra apresentada pela médica-veterinária Regiane Pereira Baptista da Silva, presidente do CMPBEA e responsável técnica da maior entidade de socorro aos animais de toda a região.

“Toda a equipe Saau trabalha incansavelmente tendo como objetivo envolver os cidadãos para que se juntem à nossa causa, que contribuam, que sejam parceiros, porque a luta pelo bem-estar dos animais deve ser interminável e constante”, comentou Regiane, que no evento apresentou o painel ‘Ações de Controle Populacional de Cães e Gatos, Resgates de Animais em Situação de Maus-Tratos e Bem-Estar Animal.

Claudeni Conceição de Oliveira Santos Scapolan, coordenadora da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, falou sobre o tema ‘Denúncia de Animais em Situação de Insalubridade’ e o médico-veterinário José Guilherme de Oliveira Junior, diretor municipal de Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal, focou sua apresentação no tema ‘Como Denunciar a Prática de Maus-Tratos aos Animais no Município de Umuarama’, apresentando fotos, relatos e situações reais que chegaram a comover os presentes.

Muitas vozes

O médico-veterinário Antonio Campanha Martinez, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), falou sobre ‘Bem-Estar em Animais de Produtos’; o sargento Hugo Freitas, da Polícia Ambiental, também impressionou a plateia com sua exposição sobre as ‘Ações Sob as Ocorrências de Preservação da Fauna no Município’; ele foi seguido pela advogada Lilian Elias Fernandes, representante da OAB Subseção Umuarama, que falou sobre a legislação municipal aplicada aos direitos dos animais.

Ana Maria Quessada, médica-veterinária e professora da Unipar (Universidade Paranaense), falou sobre ‘Bem-Estar em Cães e Gatos’, e o agente fiscal do IAT (Instituto Água e Terra), Vilson Simplício dos Santos, apresentou as ações executadas pelo IAT no pós-resgate de animais silvestres.

Pontos a melhorar

Fernanda Periard Mantovani, diretora de Meio Ambiente comentou que existem pontos que podem ser melhorados, como a divulgação maciça sobre a legislação municipal que trata dos cuidados aos animais (especialmente a Lei n° 4.754, que estabelece políticas de proteção, comercialização e circulação de animais).

“Vamos difundir e alertar aos moradores a respeito dos valores das multas, taxas e outras penalidades para quem praticar quaisquer tipos de atos contra os animais, também listados na Lei n° 4.754”, informou a diretora, acrescentando que também participaram profissionais das cidades de Cruzeiro do Oeste e de Alto Piqui.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

11 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

11 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

12 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

14 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

16 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

17 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais