Umuarama

Comunidade de Umuarama debate formas de assegurar a proteção e o bem-estar dos animais

O Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (CMPBEA) realizou o 1° Fórum, que contou com a participação de 100 pessoas no anfiteatro Haruyo Setogutte. O evento foi promovido pelo Conselho em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal e contou com palestras, apresentações de casos e debates acerca do tema.

Com destaque para as pautas relacionados à promoção de políticas públicas para a garantia dos direitos dos animais – domésticos e silvestres –, o Fórum analisou ainda como e de que forma cada entidade, voluntário e apoiador da causa animal pode contribuir para oferecer uma existência mais digna principalmente a cães e gatos.

“Foi um momento muito importante para toda a sociedade umuaramense, sem dúvida alguma, pois debatemos alternativas, ouvimos ideias, fizemos questionamentos e trocamos experiências sobre os animais”, resume o secretário municipal de Meio Ambiente, Waltinho Sucupira.

Entre os temas apreciados, profissionais do setor, especialistas, estudantes e defensores da causa animal conheceram o trabalho realizado na Saau (Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama) por meio de palestra apresentada pela médica-veterinária Regiane Pereira Baptista da Silva, presidente do CMPBEA e responsável técnica da maior entidade de socorro aos animais de toda a região.

“Toda a equipe Saau trabalha incansavelmente tendo como objetivo envolver os cidadãos para que se juntem à nossa causa, que contribuam, que sejam parceiros, porque a luta pelo bem-estar dos animais deve ser interminável e constante”, comentou Regiane, que no evento apresentou o painel ‘Ações de Controle Populacional de Cães e Gatos, Resgates de Animais em Situação de Maus-Tratos e Bem-Estar Animal.

Claudeni Conceição de Oliveira Santos Scapolan, coordenadora da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, falou sobre o tema ‘Denúncia de Animais em Situação de Insalubridade’ e o médico-veterinário José Guilherme de Oliveira Junior, diretor municipal de Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal, focou sua apresentação no tema ‘Como Denunciar a Prática de Maus-Tratos aos Animais no Município de Umuarama’, apresentando fotos, relatos e situações reais que chegaram a comover os presentes.

Muitas vozes

O médico-veterinário Antonio Campanha Martinez, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), falou sobre ‘Bem-Estar em Animais de Produtos’; o sargento Hugo Freitas, da Polícia Ambiental, também impressionou a plateia com sua exposição sobre as ‘Ações Sob as Ocorrências de Preservação da Fauna no Município’; ele foi seguido pela advogada Lilian Elias Fernandes, representante da OAB Subseção Umuarama, que falou sobre a legislação municipal aplicada aos direitos dos animais.

Ana Maria Quessada, médica-veterinária e professora da Unipar (Universidade Paranaense), falou sobre ‘Bem-Estar em Cães e Gatos’, e o agente fiscal do IAT (Instituto Água e Terra), Vilson Simplício dos Santos, apresentou as ações executadas pelo IAT no pós-resgate de animais silvestres.

Pontos a melhorar

Fernanda Periard Mantovani, diretora de Meio Ambiente comentou que existem pontos que podem ser melhorados, como a divulgação maciça sobre a legislação municipal que trata dos cuidados aos animais (especialmente a Lei n° 4.754, que estabelece políticas de proteção, comercialização e circulação de animais).

“Vamos difundir e alertar aos moradores a respeito dos valores das multas, taxas e outras penalidades para quem praticar quaisquer tipos de atos contra os animais, também listados na Lei n° 4.754”, informou a diretora, acrescentando que também participaram profissionais das cidades de Cruzeiro do Oeste e de Alto Piqui.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

45 minutos ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

1 hora ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

2 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

2 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

2 horas ago

Polícia Civil prende em Xambrê homem por dívida de pensão alimentícia

Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais