Umuarama

Mesmo com maioria oposicionista, Scanavaca pode ter até 5 vereadores na base aliada

A Câmara de Vereadores eleita para a próxima legislatura em Umuarama terá uma maioria oposicionista ao prefeito Fernando Scanavaca (Republicanos), que assume o cargo em 1º de janeiro de 2025. Embora a situação inicial seja adversa, o prefeito poderá contar com até cinco vereadores em sua base de apoio.

Scanavaca, que disputou o pleito com chapa pura, sem coligações partidárias, garantiu o apoio de dois vereadores eleitos: Marquinho do Climério e Jabá da Carroceria, ambos do Republicanos. Contudo, as posições adotadas por alguns vereadores antes e depois da campanha eleitoral poderão ampliar essa base.

Entre os vereadores eleitos pela aliança de Hermes Pimentel, derrotado nas urnas, Cris das Frutas (Avante) e Newton Soares (Podemos) podem ser considerados possíveis aliados do novo governo, o que elevaria o número de apoiadores diretos de dois para quatro.

Além disso, Lucas Grau, do partido Novo, também poderia fazer parte da base governista, isso porque seu partido havia demonstrado resistência em se aliar a Pimentel antes da eleição.

Por outro lado, Ronaldo Cardoso (PSB), Ednei do Esporte (União Brasil) e Enfermeira Rosângela (Avante) tendem a adotar uma postura independente, sem alinhamento com o governo ou a oposição. Os dois primeiros são vereadores reeleitos e já adotaram posturas pragmáticas em anos anteriores.

Já Clebão dos Pneus e Luiz Antônio, ambos do PP — partido de Pimentel —, devem se manter na oposição. Clebão é o atual presidente da Câmara e é um dos homens fortes do vice-prefeito, que teria grande influência nas decisões do parlamentar.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

11 minutos ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

2 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

3 horas ago

Da banca para a mesa: hortaliças prontas para consumo viram tendência

Feirantes apostam na onda dos alimentos higienizados e picados, que conquista cada vez mais adeptos

4 horas ago

Helicóptero Arcanjo 01 usa incubadora neonatal pela primeira vez e salva bebê

A equipe que opera o helicóptero Arcanjo 01, em atuação no Verão Maior Paraná, utilizou…

5 horas ago

Pedestre de 21 anos morre após atropelamento na avenida Tiradentes, em Umuarama

Um homem de 21 anos morreu após ser atropelado na madrugada deste domingo (18) na…

6 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais