Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Prefeitura reforma escolas e implantará Centro de Atendimento Educacional Integrado

O centro será uma espécie de escola clínica para atender estudantes da rede municipal que estão no foco da Educação Especial

Fotos: Assessoria PMU
Fotos: Assessoria PMU
Prefeitura reforma escolas e implantará Centro de Atendimento Educacional Integrado
Redação - OBemdito
Publicado em 7 de outubro de 2024 às 18h00 - Modificado em 7 de outubro de 2024 às 18h23
Gastro Umuarama

O prefeito Celso Pozzobom e a secretária municipal de Educação, Mauriza de Lima Menegasso, lideraram nesta segunda-feira (7), uma comitiva que visitou três importantes obras ligadas à área educacional que farão grande diferença nos trabalhos desenvolvidos pela secretaria – a sede do futuro Centro de Atendimento Educacional Integrado (CAEI) e na sequência as obras de reforma e ampliação de duas unidades educacionais.

O CAEI será uma espécie de escola clínica para atender estudantes da rede municipal que estão no foco da Educação Especial. “O centro está sendo criado para atender alunos com síndromes e deficiências que não serão atendidas no Instituto de Atendimento ao Indivíduos com Transtorno de Espectro Autista (o IAITEA), que concentrará o atendimento aos autistas”, lembrou Mauriza.

Na visita, a secretária destacou que, atento ao olhar sensível da primeira-dama Dulce Barreiros Pozzobom, o prefeito percebeu a necessidade do atendimento aos estudantes com outras especificidades além do autismo, “para tanto nos organizamos junto à Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Saúde, para ofertar um atendimento especializado e colaborar no processo de aprendizagem desses estudantes”, acrescentou.

O CAEI vai oferecer uma atenção diferenciada com psicopedagogas, psicólogas, fonoaudiólogas e neurologista. “Nossa expectativa é inaugurar mais este centro e iniciar o atendimento ainda neste mês de outubro. O espaço vai revolucionar a atenção que o município dá aos alunos com necessidades especiais, para promover o seu desenvolvimento emocional e intelectual”, afirmou Celso Pozzobom.

A comitiva do prefeito também visitou a reforma de duas unidades da rede municipal – a Escola Municipal Manuel Bandeira, no Alto São Francisco, e a Escola Municipal Vinícius de Moraes, que fica no Parque Jabuticabeiras. As duas unidades estão recebendo uma reforma geral e ganharão também uma quadra coberta e refeitório fechado.

54050485866 7b0b5914cd C

OBRAS AVANÇADAS

A Escola Manuel Bandeira dividia o refeitório e a quadra com o Colégio Estadual Princesa Isabel, o que era uma dificuldade para acessar os espaços e conseguir horário para atividade na quadra. “Agora os nossos alunos terão na escola uma quadra coberta de uso exclusivo e também um refeitório próprio, o que garante mais qualidade do atendimento”, emendou Pozzobom.

Na Escola Vinícius de Moraes a quadra esportiva também é compartilhada com uma escola estadual e não conta com cobertura. Com a ampliação da unidade, os alunos terão uma quadra coberta de uso exclusivo da escola municipal. O refeitório da escola era aberto e em dias de chuva e frio os estudantes tinham que lanchar dentro das salas de aula.

Para sanar esse problema o projeto de ampliação prevê a construção de um refeitório fechado e climatizado para um maior conforto no momento da refeição dos estudantes.

54050933730 72848ed420 C

Além das quadras e dos refeitórios, as duas escolas receberão uma reforma geral com revisão de telhados e demais problemas de desgastes que vinham apresentando, além de uma revitalização de todos os ambientes, principalmente as salas de aula.

“Um ambiente confortável e aconchegante favorece o processo de ensino e aprendizagem e a intenção do prefeito e melhorar a educação de forma constante e como um todo, inclusive na parte estrutural”, afirmou o secretário de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Renato Caobianco, que participou das visitas.

54050485631 1db0b7c7d6 C
54050812589 A26f547479 C

(Reportagem: Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.