Polícia investiga sumiço de 3 tratores e 1 ônibus na gestão Pimentel em Umuarama
OUTRO LADO: Vice-prefeito diz não ter conhecimento sobre o "caso mencionado"
Um assunto assombroso deve vir à tona com riqueza de detalhes nos próximos dias. Trata-se do desaparecimento de três tratores e um ônibus do acervo do Pátio Motorizado da Prefeitura de Umuarama enquanto Hermes Pimentel estava como titular do Executivo.
De acordo com o procurador-geral do Município, Luiz Genésio Picoloto, o maquinário e os veículos sumiram do acervo no período de 3 de julho de 2022 a 3 de julho de 2023, período em que Pimentel respondeu pela Prefeitura.
“Quando o prefeito (Celso) Pozzobom retornou, ele pediu uma aferição de patrimônio, como costumeiramente acontece. Foi então, após várias checagens, que se deu falta dos maquinários e do ônibus”, disse Picoloto, que orientou o atual chefe do setor a registrar um Boletim de Ocorrências na Polícia Civil.
A 7ª Subdivisão Policial confirmou a instauração de inquérito e que está investigando a denúncia. O fato novo é que nos últimos dias foi encontrado um suspeito de estar com dois tratores. Ele teria sido ouvido pelos policiais, informação não confirmada oficialmente pela autoridade policial.
O fato de a investigação, por ora, estar correndo sem maior alarde, segundo Picoloto, pode se explicar pelo momento eleitoral e pelo calor da disputa em Umuarama.
“Neste período eleitoral, até o próprio Ministério Público e a própria Justiça se tornam morosos, porque a pessoa não pode ser presa a não ser em flagrante delito. No calor do pleito, as autoridades temem interferir no resultado (da eleição, sem um dado conclusivo). A partir de segunda-feira, essas diligências encetadas serão mais intensas e esses bens virão à tona, vocês ficarão sabendo”.
Picoloto afirmou que, pelo que tudo indica, haverá um clima de indignação diante dos fatos apurados. “Como esse maquinário e esse ônibus somem do pátio, sem que o chefe do setor, na época, não tenha conhecimento e não comunica o seu superior, no caso, o então prefeito Pimentel? Ou ele foi comunicado? Com certeza, a autoridade policial vai nos trazer informações fidedignas a cerca disso”.
Outro lado
Procurada, a assessoria do vice-prefeito Hermes Pimentel, candidato a prefeito, relatou o que segue, na íntegra:
“O Sr. Pimentel desconhece totalmente o caso mencionado sobre o desaparecimento de maquinários. Vale ressaltar que, quando o Sr. Celso Pozzobom reassumiu a prefeitura, há mais de um ano, foi realizada uma conferência patrimonial e nenhuma irregularidade foi identificada. O Sr. Pimentel não tem conhecimento dos fatos em questão, não foi notificado e não é parte de qualquer investigação relacionada a este episódio. Causa estranheza o fato de essas alegações surgirem justamente neste momento de crescimento e destaque da campanha política do Sr. Pimentel”.
Nota da Polícia Civil
Às 16h35, no grupo de whatsApp que mantém para contato com a imprensa, o delegado-chefe da Polícia Civil em Umuarama encaminhou a seguinte nota:
A Polícia Civil tomou conhecimento hoje, dia 05 de outubro de 2024, que foi publicada uma matéria a respeito de veículos que não foram encontrados na prefeitura.
A matéria afirma que nos últimos dias foi encontrado um suspeito de estar com dois tratores. Ainda, que ele teria sido ouvido pelos policiais, mas que essa informação não foi oficialmente confirmada pela autoridade policial.
Diante disso, a Polícia Civil tem a obrigação de esclarecer que essa informação não é verdadeira. As informações sobre esse caso foram divulgadas aqui neste grupo para toda a imprensa, ocasião em que foi dito, expressamente, que não há suspeitos identificados e nem veículos localizados.
A afirmação de que a autoridade policial não confirmou oficialmente indica que há um suspeito identificado e isso não foi divulgado por conta do período eleitoral, o que não condiz com a verdade, já que até o momento, de fato, não há ninguém identificado e nem veículos foram encontrados. Não há omissão de informação por parte da PCPR.
A Polícia Civil repudia a vinculação da imagem da instituição a informações que nunca partiram das autoridades policiais ou seus agentes.
A instituição trabalha pela segurança pública de toda a população de Umuarama e, nesse período eleitoral, está à disposição de todos os eleitores e candidatos de forma isonômica, buscando garantir a legalidade no processo eleitoral.