Foto: Stephanie Gertler/OBemdito
Todo o efetivo do 25º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com sede em Umuarama, estará empenhado nas eleições municipais, que irão ocorrer neste domingo (6). De acordo com o comandante da unidade, o tenente-coronel Cláudio Longo, haverá policiamento nas 17 cidades da área de jurisdição da unidade, incluindo com equipes do BPFron (Batalhão de Polícia de Fronteira), Pelotão Ambiental e Patrulha Escolar.
As ações acontecerão das 7h da manhã ao término das comemorações, além da véspera e madrugada anterior a eleição. As denúncias de crimes e infrações eleitorais serão repassadas via 190. Segundo o coronel, será empregado 100% do efetivo do 25º BPM. “Em cada uma das 7 comarcas haverá um oficial responsável e em Umuarama haverá 2”.
As equipes policiais estão monitorando as campanhas em todos os municípios. “Estamos cientes que em alguns deles (municípios) o clima é mais complexo, mas estamos e estaremos atentos a possíveis infrações. Esperamos também que haja bom senso por parte dos candidatos, apoiadores e eleitores”, afirmou Cláudio Longo. “Eleições municipais são mais complexas, mas estamos preparados”, garantiu.
Os líderes das Segurança Pública também participaram da reunião ocorrida nesta quinta-feira (3), com os representantes dos partidos, Justiça Eleitoral e Ministério Público, referente ao possível derramamento de “santinhos” nas ruas. Segundo Longo, os partidos estão cientes da possibilidade de responsabilização, caso a prática seja cometida.
Para o coronel, o objetivo da grande mobilização é manter a paz na ordem pública e garantir o fluxo tranquilo durante as eleições, evitando brigas, desavenças e outros tipos de transtornos que poderiam atrasar o processo democrático. “Com certeza pretendemos manter a paz. Faremos patrulhamento em todos os colégios eleitorais, inclusive nos distritos, e, em alguns deles haverá policiamento fixo, ostensivo e velado”, afirmou.
OBemdito também perguntou ao coronel referente ao uso da bebida alcoólica da população – liberado pela Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP-PR) – e se a liberação ocasionaria algum tipo de problema. “Não acredito. Pode ocorrer um ou outro caso isolado, mas não refletirá o todo. O pessoal tem colaborado nas últimas eleições”, explicou.
Ao fim, a orientação deixada pelo comandante do 25º BPM é que a população exerça seu direito ao voto de maneira tranquila, evitando deixar a votação para o último momento e que respeite a legislação brasileira. O coronel também pediu que possíveis infrações sejam informadas às autoridades e reassegurou que a PMPR estará presente para garantir a segurança de todos.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais