Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Umuarama: Cidadão consegue se tornar microempreendedor individual em menos de 15 minutos

Dia do Empreendedor é comemorado em 5 de outubro e Casa do Empreendedor informa que cidade possui mais de 10 mil MEI

Foto: Assessoria PMU
Foto: Assessoria PMU
Umuarama: Cidadão consegue se tornar microempreendedor individual em menos de 15 minutos
Redação - OBemdito
Publicado em 18 de outubro de 2024 às 14h46 - Modificado em 18 de outubro de 2024 às 14h46
Gastro Umuarama

O Dia do Empreendedor foi criado em 1999 em homenagem à criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Lei n.º 9.841) e o dia 5 de outubro foi a data escolhida para homenagear aqueles que colocam suas ideias em prática e transformam a economia do município. Em Umuarama existem hoje 10.031 microempreendedores individuais (MEI).

Segundo dados da Casa do Empreendedor, órgão ligado à Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Inovação, das empresas abertas na cidade, 53% são homens e 47% mulheres. “O empreendedorismo cresce a cada ano, com pessoas buscando formas inovadoras de se posicionarem no mercado e iniciarem seus negócios. E esta data é muito especial pois é o momento de reconhecer e parabenizar o trabalho dedicado dos empreendedores”, observa o secretário Junior Ceranto.

Inaugurada em abril de 2018, a Casa do Empreendedor reúne representações de instituições responsáveis pela criação de uma empresa, oferecendo, de forma desburocratizada, apoio para a abertura (e encerramento) de MEIs, micros e pequenas empresas, que contribuem para o desenvolvimento econômico e social local e regional.

“Aqui na Casa do Empreendedor o cidadão faz tudo de uma só vez: desde os protocolos e obrigações com a Vigilância Sanitária, licença de viabilidade, alvarás (inclusive do Corpo de Bombeiros), serviços da Secretaria da Fazenda, da Junta Comercial e das Receitas Estadual e Federal, por exemplo. E o que é melhor, ele consegue abrir sua firma em tempo recorde: entre 10 e 15 minutos!”, detalha Sergio Vercezi Filho, gerente da Casa do Empreendedor.

Os parceiros diretos da Casa do Empreendedor são a Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama), Banco do Empreendedor, Fomento Paraná, Noroeste Garantias, Sebrae, Sincouma (Sindicato dos Contabilistas de Umuarama), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil, Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) e Unipar (Universidade Paranaense).

“Os serviços oferecidos são variados: além de apoio na abertura e encerramento de empresas, temos linhas de crédito, orientações em licitações e compras públicas, declaração de IR, impressões e consultas de CNPJ”, conta

GENTE QUE FAZ

O empreendedor é um cidadão que busca formas de alcançar a autonomia financeira, fugindo do desemprego e garantindo mais liberdade profissional, conforme relata Vercezi.

“O Brasil teve 3,9 milhões de novos empreendimentos em 2023 e 80,7% desses novos negócios (ou 3.147.300) são microempreendedores individuais (MEIs), pessoas que investem em seus negócios de forma criativa para obter um retorno financeiro ou de realização pessoal. Esses indivíduos não medem esforços para colocar suas ideias em prática por meio de seus negócios. Se tornar um empreendedor é uma ótima oportunidade para alcançar a liberdade financeira tão sonhada”, define.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.