Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

PMAmb apreende grande quantidade de madeira de desmatamento em Maria Helena e Ivaté

Os policiais encontraram tábuas, vigas e ripas de Peroba, Canafístula e Ipê

Foto: 3ª Cia PMAmb/FV
PMAmb apreende grande quantidade de madeira de desmatamento em Maria Helena e Ivaté
Redação - OBemdito
Publicado em 3 de outubro de 2024 às 07h46 - Modificado em 3 de outubro de 2024 às 08h36
Gastro Umuarama

A 3ª Cia da Polícia Militar Ambiental (PMAmb), com sede em Umuarama, apreendeu uma quantidade significativa de madeira proveniente de desmatamento ilegal nos municípios de Maria Helena e Ivaté. A apreensão ocorreu nesta quarta-feira (2).

A ação teve início após uma denúncia anônima, que levou os policiais a uma averiguação em uma propriedade rural no município de Maria Helena. De acordo com o denunciante, o dono de umas fazenda estaria serrando toras de madeira nativa, transformando-as em madeira processada. Além disso, ele levaria o material para outra propriedade, a fim de ocultar o crime e utilizar a madeira posteriormente.

No local, a equipe encontrou a madeira nativa serrada em tábuas e vigas de Peroba, além de algumas cascas e pó de serra, justamente em um local de terra remexida por maquinário, indicando uma possível tentativa de ocultar vestígios. Como não havia maquinário no local, a equipe apreendeu a madeira que estava ali.

Ainda, diante da denúncia, os policiais foram até a outra fazenda, no município de Ivaté e lá encontrou várias ripas, vigas, caibros e dormentes de Peroba, Ipê e Canafístula, todas proveniente de desmatamento. O caseiro disse aos policiais que a madeira era de responsabilidade do proprietário, que será autuado na sequência.

Ao fim, com apoio de um caminhão guincho do 25º BPM e funcionários cedidos por um empresário, as equipes apreenderam toda a madeira proveniente do crime ambiental.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.