Rajada de vento faz avião de instrução sair da pista; incidente ocorreu nesta manhã
Apesar do situação, tanto o instrutor quanto o aluno saíram ileso
Um avião de pequeno porte utilizado para instrução foi atingido por uma rajada de vento e saiu da pista na manhã desta terça-feira (1º), no Aeroporto Regional de Maringá, Norte do Paraná. De acordo com a superintendência do aeroporto, o incidente ocorreu durante uma manobra de toque-arremetida (TGL), em que o avião toca o solo e decola novamente.
O superintendente Fernando Rezende informou que a aeronave foi afetada pelos ventos fortes que atingem a região, o que resultou em um “pilonamento”, quando a parte frontal do avião toca o chão e provoca uma cambalhota. “O avião é leve e, com a rajada de vento, acabou virando a asa”, disse Rezende.
Apesar do situação, tanto o instrutor quanto o aluno saíram ilesos. O avião foi rapidamente removido para a grama ao lado da pista. Não houve impacto na operação do aeroporto, com nenhum voo comercial atrasado ou cancelado. O Corpo de Bombeiros do próprio aeroporto atendeu a ocorrência, sem necessidade de reforço de unidades externas.
A pista de Maringá é frequentemente utilizada por escolas e aeroclubes para treinamentos, realizados em horários que não interferem nas operações comerciais.
Com informações GMC Online