Umuarama

Fotógrafos de Umuarama e da região registram cometa e falam sobre a experiência inacreditável

Sabemos que cada fenômeno natural é único, acontece de uma forma, com intensidade e condições climáticas diferentes. E a passagem de um cometa, chamado de ‘cometa do século’, que está visível para quem mora em Umuarama e na região, também se tornou uma experiência única para um grupo de fotógrafos.

Asaff Saab de Souza, Mayara Cristina, Cristiano Barbon e Márcio Evangelista trabalharam duro para conseguir registrar o cometa C_2023 A3 (Tsuchinschan-Atlas). E eles compartilharam essa experiência inacreditável com OBemdito, além de terem enviado fotografias surreais.

Asaff tem 31 anos e é fotografo de paisagens e tempestades. Ele explica que todos os anos cometas passam pelo sistema solar, porém, a maioria é de pequena intensidade. “Esse prometia um bom brilho. Esperamos por meses a sua chegada. E veio bonito, surpreendeu a todos”, explicou.

O fotógrafo passou parte da madrugada de sábado (28) com os colegas Cristiano e Mayara registrando o cometa. Na madrugada deste domingo eles foram novamente à ‘caça’ do corpo celeste. “Eu já havia fotografado outros cometas, mas esse foi surreal. Uma cauda enorme, deu pra ver a olho nu. Uma experiência única na vida!! Ainda mais acompanhado por amigos fotógrafos e apaixonados pela natureza”, afirmou Asaff.

Para fazer os registrou ele usou uma câmera Nikon D5300 e lente 70-300mm. “Fotografar o cometa foi um desafio. Além de acordar de madrugada, ajustar a configuração certa na câmera, buscar uma boa composição, não foi fácil”.

Foto: Asaff Saab de Souza

SURREAL

Mayara Cristina, 33 anos, também participou do desafio e contou como foi. “Não sei nem descrever a sensação ao ver a primeira foto, foi surreal! Tanto eu, como os meninos ficamos impressionados com o tamanho e o brilho do cometa, ficávamos boquiabertos a cada clique”, disse. A fotógrafa usou uma câmera SonyA6000 e lente 55-210mm para fazer seus registros.

Ela contou que este é o terceiro cometa que consegue registrar. “Superou minhas expectativas, pois realmente ele é muito grande e muito brilhante, tanto que não tivemos dificuldades para encontrá-lo, pois era visível a olho nu, mas hoje em dia tem muitos aplicativos que apontam exatamente para o local. Fui dormir tarde e acordei às 4h para sair, mas já valeu a pena quando vi o primeiro registro”, enfatizou.

Foto: Mayara Cristina

EMOÇÃO ÚNICA

Márcio Evangelista, morador em Ivaté, usou uma Canon 6D Mark 1 e lente 24/105 mm para tirar suas fotos. “Fazia 5 ou 6 dias que estava tentando, mas o céu estava cheio de fumaça e não era possível. Na madrugada de sábado foi possível e no domingo também estava bem visível. A emoção foi única, emocionante e histórica”, afirmou. Márcio disse que essa foi a primeira vez que fez foto de cometa.

TELESCÓPIO

Cristiano Barbon, 37 anos, também fez registros do cometa. Ele costuma fazer fotos do céu com um telescópio de fabricação caseira. Professor de Educação Física da rede municipal de Umuarama, o fotógrafo utilizou uma câmera DSLR e um telescópio que ele mesmo montou, com uma plataforma de acompanhamento – também feita por ele.

O professor disse que foram vários dias com muita fumaça no céu e que, por sorte, choveu antes do cometa passar. “Esse cometa é completamente diferente do que eu imaginava. Se você está em um lugar escuro é possível ver a olho nu. É impressionante. Tanto que na astronomia normalmente fazemos várias imagens para empilhar e conseguir um resultado bom. Essa minha imagem foi somente com uma foto. Isso mostra como esse cometa é especial e presenciar isso tudo foi mágico”, argumentou.

INSTAGRAM

É possível acompanhar o trabalho dos fotógrafos da reportagem através de seus perfis no Instagram. Confira abaixo:

Mayara: @maymobgrafia e @umuaramaemfoto

Márcio: @fotoclimastorm

Cristiano: @barbonastroclicks

Asaff: @asaffsouza

Foto: Márcio Evangelista
Foto: Márcio Evangelista
Foto: Mayara Cristina
Foto: Mayara Cristina
Foto: Asaff Saab de Souza
Foto: Asaff Saab de Souza
Foto: Asaff Saab de Souza
Foto: Cristiano Barbon
Jaqueline Mocellin

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

6 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

7 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

7 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

7 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

8 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

8 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais