Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Plano Umuarama 2050 apresenta alternativas para que a cidade seja uma das melhores do Brasil

Estudo realizado pela Fundação Dom Cabral foi apresentado à sociedade em evento realizado na noite de quinta-feira

Fotos: Assessoria PMU
Fotos: Assessoria PMU
Plano Umuarama 2050 apresenta alternativas para que a cidade seja uma das melhores do Brasil
Redação - OBemdito
Publicado em 27 de setembro de 2024 às 20h14 - Modificado em 28 de setembro de 2024 às 12h00
Gastro Umuarama

Planejar o futuro de uma cidade, dentro de parâmetros científicos, fazendo com que ela se torne sustentável e ofereça mais e melhores oportunidades para todos os moradores: este é o objetivo principal do ‘Plano Umuarama 2050’, o maior e mais completo programa para pensar o futuro do município e que foi apresentado na noite desta quinta-feira (26) no Teatro do Centro Cultural Vera Schubert.

Autoridades, empreendedores, lideranças, entidades e instituições, estudantes e políticos conheceram o trabalho realizado pela Fundação Dom Cabral, a mais importante instituição do Brasil no setor de análise e desenvolvimento de programas de direcionamento de gestões municipais rumo ao equilíbrio e desenvolvimento econômico. O estudo, encomendado pela Prefeitura e pelo CDU (Conselho de Desenvolvimento de Umuarama), levou cinco meses para ser concluído.

O evento foi aberto com a apresentação do coral infantil de alunos da Escola Municipal Evangélica – mais de 100 crianças dos 4° e 5° anos – que emocionaram a plateia cantando três músicas: ‘Herdeiros do Futuro’ (de Toquinho), Sementes do Amanhã (de Gonzaguinha e interpretação de Erasmo Carlos) e o Hino de Umuarama (letra de Vera Vargas e música de Sebastião Lima).

“Todas essas canções se interligam por falarem de união, fé, esperança e luta por um futuro melhor: tudo a ver com nosso trabalho”, pontuou a secretária de Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso.

Junior Ceranto, secretário municipal de Indústria, Comércio e Inovação, detalhou que o Plano Umuarama 2050 foi construído sobre quatro pilares fundamentais: 1) Sustentabilidade, para garantir que o crescimento econômico seja aliado da preservação ambiental, 2) Inovação, que vai impulsionar a tecnologia e o empreendedorismo, 3) Qualidade de Vida, com investimentos em saúde, educação e infraestrutura, e 4) Inclusão Social, para que todos possam se beneficiar do desenvolvimento.

Ele observou que, mais do que um projeto de governo, o Umuarama 2050 é um projeto de cidade, feito com a participação de centenas de pessoas. “Sua execução será um compromisso de todos — do setor público, da iniciativa privada e, principalmente, de nossa comunidade. Hoje, damos um passo importante rumo a um futuro mais próspero e justo para as futuras gerações, que têm guia para uma cidade que todos nós desejamos: o futuro de Umuarama começa agora”, resumiu.

54025673841 18f573a287 C

GOVERNANÇA SEGURA

O presidente do CDU, Valcir Simão, comemorou os resultados do Plano e elogiou a preocupação do prefeito Celso Pozzobom com a cidade, relatando que a semente do Masterplan foi plantada por João Barreto (ex-presidente do CDU).

“Os interesses coletivos devem sempre ser colocados acima dos individuais. Nos deparamos com dados sobre nossa cidade que, confesso, foram muito preocupantes, porém, com a participação de toda a população, construiremos uma cidade mais inclusiva. Este é um momento histórico, tenham certeza”, afirmou.

54025673921 Ec3e797ff9 C

DESTAQUE BRASIL AFORA

O prefeito Celso Pozzobom participou, desde a primeira reunião, de todas as fases para a estruturação do Plano Umuarama 2050, e falou sobre como foi gratificante ter parceiros realmente comprometidos na construção do documento. “Aciu, Unipar, clubes de serviço e principalmente o CDU e os secretários municipais foram fundamentais para que a Fundação Dom Cabral pudesse produzir algo incomparável para nortear a administração municipal”, analisou.

Pozzobom assegurou que gostaria muito de ter, no início de sua primeira gestão, um Masterplan indicando caminhos e diretrizes para auxiliar nas tomadas de decisões. “Vamos deixar este importantíssimo estudo para o próximo prefeito, algo que foi planejado com todo o cuidado e participação de pessoas de visão com um objetivo comum: transformar Umuarama em uma cidade cada vez melhor”, apontou.

Ele disse ainda que ‘Umuarama está nas cabeças’, referindo-se aos prêmios que vem recebendo em reconhecimento dos investimentos realizados em políticas públicas das mais diversas áreas da administração. “Estamos entre as 20 melhores do Brasil em qualidade de vida, somos referência em saúde, somos líderes nacionais em Educação, somos indicados entre os melhores lugares para se viver e investir: Umuarama é um lugar especial e ninguém duvida disso”, registrou.

Segundo projeções, no ano de 2050 Umuarama deve ter entre 230 mil e 250 mil habitantes e Pozzobom disse que, se os próximos prefeitos fizerem o compromisso de colocar em prática as indicações do Masterplan, seguramente os moradores terão mais que boas oportunidades, mas a certeza de estarem vivendo em uma cidade do futuro, justa, inclusiva e sustentável.

“Os prefeitos que virão não têm obrigação de cumprir o Plano Umuarama 2050, mas se a sociedade cobrar e participar, seremos diferentes, porque estamos planejando um caminho e pavimentando o futuro”, sustentou.

54025674781 27ee1508b6 C

(Reportagem: Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.