Foto: Mayara Cristina
A Assumu (Associação de Assistência aos Surdos de Umuarama) deve finalizar até o dia 7 de outubro a pintura do alfabeto em Libras (Língua Brasileira de Sinais) no muro da sua sede. A entidade, responsável pela Escola de Educação Bilíngue Anne Sullivan, iniciou o projeto em agosto e está nos últimos detalhes da obra.
“Após terminarmos o alfabeto, ainda será pintada uma frase perguntando: você sabe seu nome em Libras? O objetivo é chamar a atenção para a linguagem e para a escola”, revela Lígia Oliveira Neves, professora e diretora da escola.
O projeto foi realizado por meio de um edital da Lei Paulo Gustavo, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, e envolve professores e alunos da escola. A instituição foi contemplada com R$ 8.819, dos quais parte já foi paga, e o restante deve ser depositado nos próximos dias. “Temos até o dia 8 de outubro para entregar o trabalho finalizado à fundação cultural”, detalha Lígia.
Em 2021, a escola iniciou o projeto de Arte Surda, com a confecção de quadros pintados pela professora de Arte e os alunos. Em agosto de 2023 foi realizada uma vernissage na Fundação Cultural, o que qualificou o projeto para participar do edital de incentivo. “Naquela ocasião, fizemos uma vernissage em que algumas obras foram vendidas”, relembra a diretora.
A pintura, que ocupa grande parte do muro, tem chamado a atenção da comunidade. Segundo a diretora, muitas pessoas que passam pelo local têm elogiado o trabalho e mostrado interesse em conhecer mais sobre a linguagem dos sinais.
“É importante essa divulgação da cultura surda, porque ela é algo que começamos a conhecer há pouco tempo, e é a forma que o surdo tem de se comunicar e expressar sua cultura. Então, precisamos divulgá-la”, afirmou.
Nesta quinta-feira, dia 26, comemora-se o Dia do Surdo no Brasil. A data, oficializada em 2008 por meio do decreto de lei nº 11.796, foi escolhida por ser o dia em que foi criada a primeira escola de surdos no país: o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), em 1857, na cidade do Rio de Janeiro.
Para lembrar a data, a Assumu promoveu, na noite de ontem, quinta-feira (25), uma programação cultural com apresentação de teatro surdo, palestra sobre identidade surda, teatro sobre a importância da Libras na vida do surdo e apresentações musicais com surdos.
O evento contou com a presença de alunos, pais, professores e da comunidade em geral.
A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…
A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…
Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…
A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…
Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde
Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas
Este site utiliza cookies
Saiba mais