Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Stephanie Gertler Publisher do OBemdito

Inmet emite novos alertas de onda de calor e baixa umidade para Umuarama e região

O Simepar publicou um vídeo em suas redes sociais e destacou o impacto do calor, da baixa umidade e da fumaça gerada pelas queimadas no Paraná

Áreas da região que podem ser atingidas pelo alerta vermelho de onda de calor. (Imagens: Inmet)
Áreas da região que podem ser atingidas pelo alerta vermelho de onda de calor. (Imagens: Inmet)
Inmet emite novos alertas de onda de calor e baixa umidade para Umuarama e região
Stephanie Gertler - OBemdito
Publicado em 25 de setembro de 2024 às 12h32 - Modificado em 25 de setembro de 2024 às 13h46
Gastro Umuarama

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas nesta quarta-feira (25), um vermelho e outro laranja, devido à onda de calor e à baixa umidade relativa do ar. Esses alertas cobrem uma ampla região do Brasil, incluindo Umuarama e região.

O alerta vermelho, que trata da onda de calor, entra em vigor a partir de 0h desta quinta-feira (26) e pode se estender até as 23h59. A previsão é de que a temperatura fique até 5ºC acima da média por mais de cinco dias consecutivos, o que representa um risco significativo à saúde.

Captura De Tela 2024 09 25 120451
Áreas do Brasil que podem ser atingidas pelo alerta vermelho de onda de calor.

Já o alerta laranja aponta que, nesta quarta, a umidade relativa do ar pode variar entre 12% e 20%, o que aumenta os riscos de incêndios florestais e problemas de saúde. Entre as recomendações estão a ingestão de líquidos, evitar exercícios físicos, usar hidratantes e umidificadores, além de evitar exposição ao sol durante os horários mais quentes e secos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que os níveis ideais de umidade para o corpo humano variam entre 40% e 70%. Para emergências, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Captura De Tela 2024 09 25 120411
Áreas do Brasil que podem ser atingidas pelo alerta laranja de umidade relativa do ar.

Simepar

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) também se manifestou nesta quarta-feira, publicando um vídeo nas redes sociais. No material, o órgão destacou o impacto do calor, da baixa umidade e da fumaça gerada pelas queimadas.

O meteorologista Lizandro Jacóbsen explicou que as condições climáticas favorecem o rápido aquecimento em quase todo o Paraná. Confira a previsão completa no vídeo abaixo:

Vídeo e imagem: Simepar

Em Umuarama, a quarta-feira começou com 24ºC, e a máxima prevista é de 38ºC por volta das 14h.

Captura De Tela 2024 09 25 120342

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.