Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Defesa Civil de Umuarama treina escolas sobre plano de evacuação em caso de incêndios

O treinamento vem acontecendo em diversas escolas municipais e envolve alunos, professores e servidores

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria
Defesa Civil de Umuarama treina escolas sobre plano de evacuação em caso de incêndios
Redação - OBemdito
Publicado em 26 de setembro de 2024 às 18h52 - Modificado em 26 de setembro de 2024 às 18h52
Gastro Umuarama

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Umuarama está avançando com treinamentos práticos nas escolas municipais sobre a aplicação do plano de evacuação/abandono escolar, um conjunto de procedimentos que visam dar segurança e salvar as vidas dos alunos e demais servidores das unidades educacionais, em caso de algum sinistro.

Na última segunda-feira (23), a ação foi realizada na Escola Municipal Paulo Freire, a maior da rede municipal, localizada nas imediações da Igreja São Paulo na Zona V, e nesta terça-feira (24), o treinamento aconteceu na Escola Municipal Serra dos Dourados. Nas duas instituições foram mobilizadas quase mil pessoas entre alunos, professores, equipes pedagógicas, bombeiros e voluntários.

Na Escola Paulo Freire, foram cerca de 350 alunos na parte da manhã e a mesma quantidade à tarde, além da equipe docente. O coordenador da Defesa Civil, Joelson Barbosa, que atuou ao lado dos soldados do Corpo de Bombeiros e dos voluntários, disse que o plano de abandono e evacuação escolar simulado teve um ótimo resultado.

“O tempo necessário para tirar todos os alunos, professores e servidores da escola em segurança foi de 7min16s, muito bom considerando que é a maior escola municipal de Umuarama. Os professores estão de parabéns”, afirmou o coordenador.

Nesta terça-feira a equipe da Defesa Civil se juntou à Guarda Municipal, voluntários de brigadas, o subtenente bombeiro militar Mauro e integrantes do Corpo de Bombeiros de Umuarama para aplicação do plano de evacuação escolar na unidade de ensino de Serra dos Dourados.

“Participaram cerca de 200 pessoas, entre alunos e professores. A escola conta com três brigadistas e também testamos o sistema de alarme contra incêndio e o sistema de hidrantes. Tudo está funcionando adequadamente”, completou Joelson Barbosa.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.