Alunos da Escola Evangélica participam do Concurso de Cartografia para Escolares do IFPR
O objetivo foi estimular a mentalidade cartográfica nas novas gerações
Alunos do quarto ano do ensino fundamental (anos iniciais) da Escola Municipal Evangélica participaram do 2º Concurso de Cartografia para Escolares, promovido pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) entre os dias 29 de agosto a 6 de setembro. O objetivo foi possibilitar a ampliação das fronteiras da Cartografia Escolar, estimulando nas crianças e jovens a formação de uma mentalidade cartográfica nas novas gerações.
“A proposta é que eles se familiarizem com a leitura e interpretação de mapas, promovendo o pensamento espacial e geográfico, e contribuir para a formação cidadã. O concurso é destinado aos estudantes da educação básica das redes municipais, estaduais, federais e particulares e o tema para 2024 foi ‘Meu mapa do mundo: pensar, sentir, agir no planeta Terra’”, explicou a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, professora Patrícia Abucarma.
Na rede municipal, a Escola Evangélica participou da categoria de 9 a 12 anos com os estudantes do 4º ano. A professora Jaqueline Moritz, do IFPR – Umuarama, explanou o trabalho à professora das turmas do 4º ano, Silvia Terezinha De Souza Hoffmann, que foi orientado pelas coordenadoras pedagógicas Rosangela Aparecida Marque de Morais Bragatto e Maria Emília de Araújo Souza, com apoio da diretora Jacilene Aparecida Romano Gaspareto.
A cada estudante foi proposto o desafio de criar um desenho que atendesse os seguintes critérios: qualidade na execução, mensagem reconhecível e conteúdo cartográfico, além de responder à pergunta ‘o que você quis expressar com esse desenho?’.
Os 20 melhores trabalhos foram selecionados por uma banca avaliadora composta por servidores do IFPR, coordenada pelas professoras Diane Belusso e Jaqueline Moritz, com o apoio da direção geral do IFPR, professor Carlos José Dalla Nora. Os trabalhos selecionados serão encaminhados para a etapa nacional, onde concorrerão com outros estudantes.
Na etapa local, realizada na última sexta-feira (20), na sede do IFPR – Umuarama, três estudantes foram selecionados na categoria 9 a 12 anos: Alice Tacon Carlos, como o desenho “Meu mundo” em primeiro lugar; Anne Manuelle Botura Murça, com o desenho “Descobrindo o mundo de outra forma” em segundo; e em terceiro lugar o estudante Arthur André Silva de Souza, com o desenho “O mundo daqui a pouco”.
Em nome da Secretaria Municipal de Educação, a professora Patrícia agradeceu a parceria com o IFPR – Umuarama, “que promove o concurso anualmente e possibilita aos nossos estudantes a formação de uma mentalidade cartográfica nas novas gerações, a promoção do pensamento espacial e geográfico e a formação cidadã”, completou.
(Assessoria PMU)