Foto: Assessoria PMU
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal realiza mais uma fase do Projeto Melhor Amigo, que oferece atendimento gratuito para castração de cães e gatos de famílias carentes ou indivíduos em situação de vulnerabilidade que possuam o Cadastro Único (Cad-Únido) da Secretaria Municipal de Assistência Social.
São disponibilizadas 30 vagas e a ação de cadastramento será na terça-feira da próxima semana, dia 1° de outubro. Segundo o secretário Waltinho Sucupira, podem ser castrados cães e gatos, machos e fêmeas, filhotes a partir de sete meses e adultos. As isncrições devem ser feitas na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal, que fica no prédio da Prefeitura de Umuarama.
“Vale ressaltar que para fazer a solicitação é preciso apresentar alguns documentos, como a Folha Resumo atualizada do Cad-Único, que deve ser solicitada e retirada no Cras (Centro de Referência em Assistência Social) a que a família pertence. Também é preciso dos documentos pessoais do responsável pelo animal, comprovante de residência (também atual) e foto impressa do animal”, explica.
O diretor de Bem-Estar Animal, José Guilherme de Oliveira Junior, o ‘Melhor Amigo’ é executado pela prefeitura e o contrato prevê o oferecimento de 30 vagas para as cirurgias de esterilização por mês. “Nós fazemos o cadastramento todo primeiro dia útil de cada mês. Depois vamos para a fase de visita pessoal para comprovação de dados declarados: nós entramos em contato por telefone e quem não atender perde a vaga. Por isso é preciso ficar atento!”, alerta o médico-veterinário.
Junior comenta ainda que a castração de animais traz diversas vantagens para os animais. “Eles reduzem em muito a ‘mania’ de demarcação de território ao urinar, redução do odor da urina e a diminuição das fugas, tornando-se mais dóceis e tranquilos. Mas sem dúvida o melhor da castração é evitar o superpovoamento nas casas, ruas e bairros inteiros”, observa.
Ele informa que as cirurgias são realizadas na Clínica Veterinária da Saau (Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama). “Depois de passar por todas as fases e receber o OK, a pessoa pega a autorização e leva para a Saau, que vai entrar em contato para falar a data da castração, que geralmente é feita em um prazo de mais ou menos trinta dias. Infelizmente neste momento não temos como aumentar o número de animais a serem castrados, pois a fila é grande, por isso temos este foco de disponibilizar apenas para as pessoas cadastradas nos Cras”, esclarece Junior.
(Reportagem: Assessoria PMU)
Um episódio de surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de…
Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Este site utiliza cookies
Saiba mais