Foto: Alisson Lopes
O Aeroporto Regional Orlando de Carvalho recebeu neste sábado (21), a visita do FAB-6050 Hawker 800XP da Força Aérea Brasileira (FAB) com a missão de inspecionar e homologar o Indicador de Percurso de Aproximação e Precisão – o chamado Papi (Precision Approach Path Indicator). O equipamento orienta os pilotos de aeronaves durante pousos de precisão.
A aeronave faz parte do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), uma equipe técnica especial da FAB que utiliza aviões-laboratório para certificar procedimentos de voo por instrumentos e é formada e treinada no Instituto de Controle do Espaço Aéreo do Centro Técnico Aeroespacial da FAB em São José dos Campos, instituição onde o também piloto e hoje diretor do Aeroporto Regional de Umuarama, Geraldo Portela Júnior, foi formado.
“Foi por meio dessa prévia coordenação com o CINDACTA2 e o GEIV e da verificação e garantia de que a equipe de solo do Aeroporto de Umuarama seria capaz de fornecer todas as informações e executar os procedimentos solicitados, durante as passagens, que esse voo foi possível sem interrupções e de forma eficiente possibilitando a homologação sem a necessidade de voos adicionais em outras datas”, explicou Portela.
Durante um voo de aproximadamente quatro horas ininterruptas, foram executadas várias passagens sobre a pista e verificados os procedimentos de aproximação por GPS, a separação com os obstáculos na aproximação das duas cabeceiras, intensidade das luzes do Papi, rampa de aproximação e confiabilidade dos sistemas elétrico e de geradores do aeroporto.
“É importante ressaltar que para que os procedimentos de aproximação por instrumentos sejam precisos é necessário um conjunto de equipamentos que fornecem informações às aeronaves e foi esse conjunto na totalidade, além do PAPI, que foi verificado nessa missão, o que certifica o aeroporto de Umuarama como um dos mais modernos do Paraná e região”, completa Portela.
O Papi foi instalado pela Prefeitura de Umuarama por meio de uma empresa especializada de engenharia, contratada mediante licitação para o fornecimento e instalação dos dois conjuntos completos de equipamentos de auxílio à navegação aérea, um para cada cabeceira. O trabalho foi finalizado em outubro de 2023 e desde então tem passado por várias etapas de inspeções e verificações.
“O processo foi iniciado na administração Celso Pozzobom e permitirá o desenvolvimento mais rápido da nossa economia, beneficiando praticamente todos os setores”, explicou o secretário de Indústria, Comércio e Inovação, Junior Ceranto. O investimento no Papi foi de R$ 820 mil e a administração teve se aportar recursos próprios, porque durante o período em que Pozzobom esteve afastado da gestão, a Prefeitura perdeu o recurso disponibilizado pela Secretaria Nacional de Avião Civil (SAC) para esta aquisição, como outros recursos, por pendências que resultaram em falta de certidões.
“A equipe veio com o jato da FAB fazer a aferição do equipamento para homologação. Após o trabalho, ele foi conferido e homologado nas duas cabeceiras da pista. Agora aguardaremos a publicação da portaria com a certificação final. O Papi é uma das últimas exigências para a operação de aeronaves de médio porte, como o avião ATR 72, tão aguardado pela população da cidade e região para o transporte de passageiros”, afirmou o secretário.
Além dos voos de aeronaves particulares, o aeroporto de Umuarama conta com uma linha aérea para Curitiba que oferece três voos semanais – às segundas, quartas e sextas-feiras. A criação dessa linha, bem como a possibilidade de ampliar os destinos e utilizar aeronaves maiores, só foi possível após investimentos de mais R$ 7 milhões em obras realizadas em parceria entre o município, o governo do Estado e a União, ainda na primeira gestão do prefeito Celso Pozzobom.
As obras envolveram a construção de aterro, ampliação e deslocamento da pista, recape asfáltico, ampliação do pátio de manobras, transferência do posto de abastecimento, ampliação do terminal, esteira de bagagem, abrigo e acesso pavimentado para o veículo de combate a incêndios, acessibilidade e aquisição de equipamentos de operação, como estação de radiocomunicação e estação meteorológica, além do Papi que agora está homologado.
O equipamento reforça o nível de segurança das operações. “É mais um passo para consolidarmos o aeroporto regional como opção viável para o transporte de passageiros e de cargas, conectando Umuarama e a região aos grandes centros e, por conexões aéreas, ao resto do mundo”, disse Junior Ceranto.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais