Após incêndio, Secretaria de Meio Ambiente planta 135 árvores no Bosque dos Xetá
Foram escolhidas espécies nativas e o plantio contou com a participação de alunos do Colégio Atmos
O Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, teve importante ação realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente: a recuperação de parte de uma área do Bosque dos Xetá que foi devastada por um incêndio há exatamente um mês. O trabalho de reflorestamento foi iniciado na manhã desta sexta-feira (20) com o plantio de 135 árvores nativas.
A atividade foi coordenada pela chefe da Divisão de Arborização, Claudia Calloi Palozi, e contou com o apoio de alunos do 4° e 5° ano do Ensino Fundamental do Colégio Atmos.
“Foram plantadas mudas de árvores nativas, como ipês, ingás, canafístulas e paus-d’alho. Não foi uma tarefa fácil, visto que o solo encontra-se totalmente prejudicado pelo incêndio de grandes proporções que infelizmente danificou vários pontos deste cartão-postal de Umuarama”, lamentou Claudia.
A diretora do Colégio Atmos, Edmara Borges de Freitas Ceranto, destacou o empenho dos alunos em poder contribuir com o trabalho de recomposição da mata.
“Foi uma alegria para nossos pequenos ‘voluntários’ e principalmente um grande aprendizado em uma data tão especial como o Dia da Árvore. Eles tiveram a oportunidade de analisar o perigo de um incêndio, a necessidade de os seres humanos cuidarem do planeta e a importância de cuidarmos da natureza, que é extensão de nossa casa”, analisou.
Já o secretário municipal de Meio Ambiente acrescentou que os trabalhos de reflorestamento das áreas afetadas pelo incêndio no Bosque dos Xetá devem ter prosseguimento nos próximos meses.
“Temos mais mudas de árvores nativas sendo preparadas no Viveiro Municipal e já tivemos reunião com o prefeito Celso Pozzobom sobre o tema, que demonstrou todo interesse em fazer o que for possível para tentar reverter, ao menos que em parte, o estrago causado pelo incêndio”, garantiu.
(Com informações PMU)