IFPR de Umuarama lança processo seletivo para cursos técnicos e de graduação
A novidade deste ano é que, para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, a seleção será feita com base na análise do histórico escolar
O Instituto Federal do Paraná (IFPR) lançou nesta quinta-feira (19) a campanha do Processo Seletivo 2025 para os cursos técnicos e de graduação, trazendo uma importante alteração na forma de seleção dos candidatos. O edital completo deverá ser publicado nesta sexta-feira (20). As inscrições para os cursos técnicos e de graduação começam em 3 de outubro.
São quatro cursos de graduação, sendo dois de tecnologia nas áreas de Desenvolvimento de Sistemas e Gestão do Agronegócio, e outros dois de bacharelado nas áreas de Arquitetura e Urbanismo e Licenciatura em Ciências Biológicas, cada um deles com 40 vagas.
Além dos cursos superiores, também serão disponibilizadas vagas nos cursos integrados ao ensino médio nas áreas de Edificações, Química e Informática.
A novidade deste ano é que, para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, a seleção será feita com base na análise do histórico escolar das notas de Língua Portuguesa e Matemática do 7º e 8º anos. Para os cursos técnicos subsequentes, o critério será a análise das notas de Língua Portuguesa e Matemática do 1º e 2º anos do Ensino Médio. Já para os cursos de graduação, será possível utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos últimos dez anos.
Inscrições e isenções
O período de inscrições para os cursos técnicos vai de 3 de outubro a 11 de novembro de 2024, com uma taxa de R$ 30. Já as inscrições para os cursos de graduação podem ser feitas até 17 de janeiro de 2025, com um custo de R$ 50. No caso dos cursos de licenciatura, não haverá taxa de inscrição. O período para solicitar isenção da taxa de inscrição será de 3 a 15 de outubro de 2024.
Expansão e gratuidade
Com presença em 28 cidades de diferentes portes no Paraná, o IFPR é a instituição federal de ensino com o maior número de unidades no estado. A rede oferece mais de 436 cursos, incluindo técnico integrado ao Ensino Médio, cursos superiores e pós-graduações. Todas as formações são gratuitas.
“A campanha deste ano reforça o caráter público e gratuito do IFPR, sem cobrança de mensalidades ou taxas adicionais”, afirma o reitor Adriano Willian da Silva Viana Pereira. Atualmente, o IFPR tem mais de 30 mil alunos matriculados.
O edital com todos os detalhes sobre o processo seletivo, incluindo o número de vagas e as políticas de inclusão, será divulgado no site oficial da instituição nesta sexta-feira, dia 20 de setembro. Mais detalhes em https://ifpr.edu.br/umuarama/ .