Foto: Assessoria PMU
Estabelecida no Código Brasileiro de Trânsito em 1997, a Semana Nacional do Trânsito foi aberta em Umuarama na última quarta-feira (18) no 25° Batalhão de Polícia Militar e contou com a participação da Sestram (Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana), que engloba a Guarda Municipal de Umuarama (GMU) e a Umutrans (Diretoria de Trânsito. O tema deste ano é ‘Paz no Trânsito Começa por Você’.
Segundo o secretário Valdecir Gonçalves Capelli, este é um momento muito importante e as parcerias entre as forças de segurança e de educação são fundamentais para atingir um público maior. “O objetivo é conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância de adotarem comportamentos que promovam a cultura da paz no trânsito, respeito às leis, valorização da vida e promoção da solidariedade”, definiu.
Além da PM, Sestram, Guarda Municipal e Umutrans, também participaram do lançamento da campanha representantes do Sest Senat e de autoescolas de Umuarama. “Iniciamos com uma blitz educativa, ação que deve se repetir até o final da campanha. Também teremos aulas especiais na Escolinha de Trânsito e bate-papo com alunos sobre o tema da campanha de 2024, estabelecido pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito)”, registra o diretor da GMU, Valdiney Roberto Rissato.
Umutrans, GMU e Sestram têm, durante todo o ano, operações especiais de conscientização sobre a importância de motoristas mais conscientes e respeitadores das leis, porém, segundo Rissato, durante a Campanha Nacional de Trânsito o trabalho é reforçado.
“Temos como foco mobilizar a sociedade, órgãos e entidades para promover a segurança no trânsito e a cultura de paz, conscientizando a população sobre os desafios do trânsito no dia a dia e destacando aspectos importantes relacionados à segurança no trânsito”, observa Rissato, acrescentando que as duas principais infrações cometidas por motoristas umuaramenses são avançar o sinal vermelho e dirigir falando ao celular, ambas gravíssimas.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais