Guarda Municipal de Umuarama terá série de ações pela Semana Nacional do Trânsito
Palestras, blitze educativas e bate-papo com estudantes estão entre as atividades de conscientização programadas
Estabelecida no Código Brasileiro de Trânsito em 1997, a Semana Nacional do Trânsito foi aberta em Umuarama na última quarta-feira (18) no 25° Batalhão de Polícia Militar e contou com a participação da Sestram (Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana), que engloba a Guarda Municipal de Umuarama (GMU) e a Umutrans (Diretoria de Trânsito. O tema deste ano é ‘Paz no Trânsito Começa por Você’.
Segundo o secretário Valdecir Gonçalves Capelli, este é um momento muito importante e as parcerias entre as forças de segurança e de educação são fundamentais para atingir um público maior. “O objetivo é conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância de adotarem comportamentos que promovam a cultura da paz no trânsito, respeito às leis, valorização da vida e promoção da solidariedade”, definiu.
Além da PM, Sestram, Guarda Municipal e Umutrans, também participaram do lançamento da campanha representantes do Sest Senat e de autoescolas de Umuarama. “Iniciamos com uma blitz educativa, ação que deve se repetir até o final da campanha. Também teremos aulas especiais na Escolinha de Trânsito e bate-papo com alunos sobre o tema da campanha de 2024, estabelecido pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito)”, registra o diretor da GMU, Valdiney Roberto Rissato.
Umutrans, GMU e Sestram têm, durante todo o ano, operações especiais de conscientização sobre a importância de motoristas mais conscientes e respeitadores das leis, porém, segundo Rissato, durante a Campanha Nacional de Trânsito o trabalho é reforçado.
“Temos como foco mobilizar a sociedade, órgãos e entidades para promover a segurança no trânsito e a cultura de paz, conscientizando a população sobre os desafios do trânsito no dia a dia e destacando aspectos importantes relacionados à segurança no trânsito”, observa Rissato, acrescentando que as duas principais infrações cometidas por motoristas umuaramenses são avançar o sinal vermelho e dirigir falando ao celular, ambas gravíssimas.
(Assessoria PMU)