Paraná

Compre seu imóvel em Londrina sem stress com estas dicas

Compre seu imóvel em Londrina sem stress com estas dicas
Legare Filho
OBemdito
22 de abril de 2021 11h51

A aquisição de um imóvel próprio é um dos momentos mais memoráveis na vida da maioria das pessoas. Porém, até mesmo aqueles que compram imóveis como forma de investimento, devem se atentar a cada detalhe durante a negociação, pois isso pode se transformar em estresse. No entanto, com cautela na hora de escolher um imóvel, é possível diminuir as chances de erro e, assim, efetuar a aquisição de uma das casas à venda em Londrina de maneira segura.

Dessa forma, é preciso se atentar para inúmeros fatores que indicam se essa escolha é correta ou não. Isso vai desde a região onde o imóvel se encontra até a parte burocrática. Descubra como comprar seu imóvel sem stress a partir das dicas a seguir!

Localização

Um dos pontos mais importantes para escolher um imóvel é a região em que ele está localizado. Para não errar no momento de escolher a localização, atente-se para a estrutura e serviços oferecidos no bairro. Procure pela presença de comércio, empresas, colégios, farmácias, supermercados, agências bancárias e entre outros comércios, que indiquem que os serviços básicos são acessíveis. 

Indo um pouco além, dialogue os moradores desses bairros para entender toda movimentação local e descobrir se há questões de segurança suficiente que podem afetar a sua qualidade de vida. Se estiver desconfortável com algo, evite dar continuidade ao negócio até que se sinta  completamente seguro, mas a recomendação é sempre ouvir a opinião daqueles que conhecem e vivenciam o local, assim você pode ser mais assertivo na hora de fechar negócio.

Procure também por um imóvel que seja acessível ou perto ao seu local de trabalho ou local de estudo, verifique também as linhas de ônibus ou metrô que estão disponíveis na região, caso você dependa dos mesmos. 

Estrutura e conservação

Agora que você entendeu o quanto a localização é um dos pontos essenciais, é hora de avaliar toda parte estrutural do imóvel que pretende comprar. Primeiro, verifique se a escolha satisfaz as suas necessidades, por exemplo, se você pretende morar em uma casa com quintal ou apartamento, se irá morar sozinho ou com mais alguém. Assim você poderá filtrar o tipo de imóvel que você quer, de acordo com o número de quarto e área de lazer.

Uma vez que este imóvel atenda às suas necessidades, verifique cautelosamente o estado de conservação em que o imóvel se encontra. Procure por rachaduras, infiltrações, deformações ou qualquer outra coisa que sinalize um problema na estrutura. Se encontrar algo incomum, contate a imobiliária, proprietário ou corretor e só dê andamento a negociação se o problema estiver resolvido.

Afinal, você não vai querer arcar com custos de problemas que surgiram antes mesmo de você habitar o imóvel, não é? Então sempre verifique todos os cômodos para ter certeza que não terá dor de cabeça com problemas futuramente. 

Forma de pagamento

Outro ponto importante durante a negociação é a forma de pagamento. Nesse momento, verifique variedades entre bancos, duração de parcelamento e se existe alguma vantagem ao dar uma entrada com um valor significativo para anular de forma considerável o valor do imóvel.

Lembre-se que a compra de um apartamento em Londrina é um passo bastante importante, então qualquer descuido pode ser afetar de forma fatal na questão financeira. Caso possua alguma dúvida, pergunte a algum profissional da área sobre a probabilidade do plano de pagamento que você optou, além de uma método que mantenha a questão financeira em dia.

Atualmente, muitas agências bancárias trabalham com algum tipo de plano ou modalidade financeira para aqueles que desejam ter um imóvel ou automóvel, vale a pena pesquisar aquela que mais combina com a forma que pode e deseja pagar. 

Documentação

Esse é um dos fatores mais importantes durante a aquisição, pois trata-se de toda parte burocrática e do contrato, aquele que expõe todas as cláusulas assim nada prejudicará você no futuro, pois estará tudo dentro da lei de compra. Porém, leia atentamente este documento, se for o caso contrate um advogado para tirar eventuais dúvidas sobre. Assim, você poderá estar prevenido sobre alguma situação referente ao contrato, e tendo conhecimento do que está adquirindo, não será passado para trás. 

Lembre-se que cautela, nesses casos, não é demais. É necessário ler todo contrato de compra, solicitar um profissional caso haja alguma dúvida e ter todo documentação em dia. Assim você estará protegido contra qualquer imprevisto que possa vir acontecer em relação ao imóvel.

Tipo do imóvel

O tipo de imóvel também é um ponto a se pensar na hora de buscar o imóvel que deseja. Casas têm algumas vantagens para aqueles que têm família, enquanto os apartamentos são recomendados para aqueles que moram só. Sendo assim, leve em conta se você precisa de um quintal, deseja mais segurança, de um espaço mais amplo, entre outras características que cada tipo de imóvel possui. 

Mas, vale ressaltar que: Não existe uma opção que seja melhor do que a outra somente pelo tipo do imóvel, e sim aquela que mais se adequa para sua realidade financeira e ao seu planejamento. Portanto, vá atrás e entenda se é o melhor momento para decidir e investir, assim, você escolherá facilmente.

Para imóveis em condomínios

Caso você pretenda comprar um imóvel em algum condomínio, é importante atentar-se para alguns pontos especiais, veja abaixo:

● Conheça as regras condominiais antes de assinar o contrato de compra;

● Tenha conhecimento sobre todas as taxas a serem pagas, mesmo as menores;

● Verifique se o imóvel possui algum débito pendente;

● Observe as irregularidades na construção do imóvel (principalmente em relação os apartamentos).

Com todos os fatores analisados neste, é possível adquirir um imóvel sem stress, basta ter cautela durante todo processo de compra.

Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam sobre essas dicas para aqueles que querem comprar um imóvel sem stress!

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.