Após suspensão do STF, rede social X é parcialmente reativada no Brasil
A suspensão deveria se manter até que a rede social cumprisse ordens judiciais
O aplicativo X, antigo Twitter, voltou a funcionar para alguns usuários no Brasil na manhã desta quarta-feira (18). A retomada do serviço pegou os usuários de surpresa, já que a plataforma havia sido suspensa no país por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A suspensão deveria se manter até que a rede social cumprisse ordens judiciais, pagasse multas pendentes e indicasse um representante no Brasil.
O ministro também determinou uma multa de R$ 50 mil para quem utilizasse VPN para acessar o X. No entanto, o retorno foi parcial: a plataforma está disponível apenas no aplicativo, tanto para Android quanto iOS, enquanto continua fora do ar quando acessada por navegadores como Google Chrome e Safari.
Até o momento, não há confirmação de uma decisão oficial do ministro Alexandre de Moraes autorizando o retorno da rede social. Recentemente, o governo confiscou R$ 18,35 milhões da Starlink para quitar a multa que o X devia ao Brasil, mas não se sabe se esse pagamento está diretamente relacionado à retomada do funcionamento do aplicativo.
(Com informações Massa News)