Foto; Assessoria PMU
A Prefeitura de Umuarama, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), realizam um seminário temático na terça-feira (24), que debaterá caminhos para a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade.
Com o tema “Direitos e desafios da inclusão da pessoa com deficiência”, o seminário acontecerá no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e terá palestras com lideranças renomadas da cidade, debates e apresentações culturais. A abertura está marcada para 8h30, após credenciamento dos participantes e café da manhã. O evento se estenderá até as 12h e continuará após o almoço, das 13h30 às 16h.
Depois da primeira apresentação cultural, o procurador do Trabalho, André Vinícius Melatti, fará a primeira palestra abordando a inclusão profissional da pessoa com deficiência. Em seguida a diretora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Eliana Soares Cerci, apresentará aos presentes o projeto ‘Super Ação’, realizado pela instituição.
Em seguida o defensor público do Estado, Cauê Bouzon Machado Freire Ribeiro, falará sobre o papel da Defensoria Pública na luta pelos direitos da PcD, enquanto a psicóloga Renata Ortiz abordará o tema autismo e um debate às 11h30 encerrará a programação da manhã.
Uma apresentação cultural abre a programação da parte da tarde, que terá a partir das 13h40 a palestra ‘Pessoa com deficiência e a geração de renda’, com o empresário e presidente da Aciu, Miguel Fuentes Romero Neto. Em seguida, a equipe da Secretaria de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos da Prefeitura abordará o tema acessibilidade e mobilidade urbana no município.
Depois, a assistente social do INSS, Keity Akimura, falará sobre o Benefício da Prestação Continuada (BPC) e o auxílio inclusão. Um debate previsto para as 15h40 e um café, que será servido por volta das 16h, encerram o seminário temático.
“Esta será uma oportunidade importante para discutirmos questões relacionadas à pessoa com deficiência e como melhorar a relação com a sociedade, assegurando acesso aos seus direitos e ao que necessitam para seu pleno desenvolvimento. Por isso contamos com a presença de todos os segmentos”, convidou a secretária da Assistência Social do município, Dayanne Paola Demozzi.
Por conta do envolvimento da equipe de funcionários da Secretaria-Executiva dos Conselhos na realização do seminário temático, a chamada ‘Casa dos Conselhos’ permanecerá fechada na terça-feira, durante todo o dia, sem atendimento ao público. Eventuais demandas deverão ser antecipadas para a segunda, 23, ou adiadas para a quarta-feira (25).
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais