Seminário temático discutirá direitos e desafios para inclusão da pessoa com deficiência
O seminário acontecerá no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial
A Prefeitura de Umuarama, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), realizam um seminário temático na terça-feira (24), que debaterá caminhos para a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade.
Com o tema “Direitos e desafios da inclusão da pessoa com deficiência”, o seminário acontecerá no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e terá palestras com lideranças renomadas da cidade, debates e apresentações culturais. A abertura está marcada para 8h30, após credenciamento dos participantes e café da manhã. O evento se estenderá até as 12h e continuará após o almoço, das 13h30 às 16h.
Depois da primeira apresentação cultural, o procurador do Trabalho, André Vinícius Melatti, fará a primeira palestra abordando a inclusão profissional da pessoa com deficiência. Em seguida a diretora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Eliana Soares Cerci, apresentará aos presentes o projeto ‘Super Ação’, realizado pela instituição.
O primeiro debate está previsto para 10h10
Em seguida o defensor público do Estado, Cauê Bouzon Machado Freire Ribeiro, falará sobre o papel da Defensoria Pública na luta pelos direitos da PcD, enquanto a psicóloga Renata Ortiz abordará o tema autismo e um debate às 11h30 encerrará a programação da manhã.
Uma apresentação cultural abre a programação da parte da tarde, que terá a partir das 13h40 a palestra ‘Pessoa com deficiência e a geração de renda’, com o empresário e presidente da Aciu, Miguel Fuentes Romero Neto. Em seguida, a equipe da Secretaria de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos da Prefeitura abordará o tema acessibilidade e mobilidade urbana no município.
Depois, a assistente social do INSS, Keity Akimura, falará sobre o Benefício da Prestação Continuada (BPC) e o auxílio inclusão. Um debate previsto para as 15h40 e um café, que será servido por volta das 16h, encerram o seminário temático.
“Esta será uma oportunidade importante para discutirmos questões relacionadas à pessoa com deficiência e como melhorar a relação com a sociedade, assegurando acesso aos seus direitos e ao que necessitam para seu pleno desenvolvimento. Por isso contamos com a presença de todos os segmentos”, convidou a secretária da Assistência Social do município, Dayanne Paola Demozzi.
Casa dos Conselhos
Por conta do envolvimento da equipe de funcionários da Secretaria-Executiva dos Conselhos na realização do seminário temático, a chamada ‘Casa dos Conselhos’ permanecerá fechada na terça-feira, durante todo o dia, sem atendimento ao público. Eventuais demandas deverão ser antecipadas para a segunda, 23, ou adiadas para a quarta-feira (25).
(Assessoria PMU)