Umuarama: Prédio de antiga escola municipal passa por reforma para ser nova sede da AMA
A entidade presta um importante serviço em favor das pessoas com transtorno de espectro autista
A Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Umuarama (AMA), entidade que presta um importante serviço em favor das pessoas com transtorno de espectro autista (TEA), finalmente terá uma sede ampla e adequada para o atendimento às dezenas de pacientes que são acompanhados diariamente com uma série de serviços e atividades.
A Prefeitura está reformando e readequando uma parte da atinga Escola Tempo Integral, na rua Anhumaí (Zona VI), que em breve estará pronto para receber sediar em definitivo a entidade.
Ao lado dos secretários municipais de Saúde, Edson Souza, e de Obras, Planejamento e Projetos Técnicos, Renato Caobianco, o prefeito Celso Pozzobom visitou as obras na manhã desta segunda-feira (16). “Estamos fazendo uma recuperação completa. O espaço é antigo, se deteriorou com o tempo e também foi alvo de vandalismo. Por isso a reforma é completa e a sede está ficando com cara de nova”, disse o prefeito.
O secretário Renato Caobianco explicou que, por meio de uma empresa prestadora de serviços, a Secretaria de Obras construiu paredes novas, revitalizou toda a cobertura, colocou pisos, fez novos banheiros, trocou praticamente tudo nas partes elétrica e hidráulica, fez a pintura e está colocando novas portas, fechaduras e janelas em blindex.
“A nova sede da AMA terá cerca de 500 m² totalmente renovados, com áreas para recepção, amplas salas de atividades, setor administrativo, espaço para lazer, banheiros e almoxarifado, entre outros locais, todos pensados junto com a entidade para atender da forma mais adequada as pessoas com autismo”, acrescentou.
O prefeito Celso Pozzobom disse que com a nova sede, a AMA poderá ampliar o número de pessoas atendidas, unindo esforços com o futuro Instituto de Atendimento ao Indivíduo com Transtorno do Espectro Autista (IAITEA) que está sendo criado pelo município e já conta, inclusive, com 27 profissionais concursados já em treinamento.
“Eles iniciaram o treinamento técnico, enquanto o espaço físico recebe os últimos ajustes e serviços estruturais para abrigar a clínica, que será modelo para todo o Estado. Nossa expectativa é inaugurar o instituto nas próximas semanas”, destacou o secretário Edson Souza. E a nova sede da AMA também deve ficar pronta até o final de setembro ou início de outubro.
Por fim, Pozzobom destacou a importância dos dois projetos, que se integram nas estratégias de saúde e de educação para a qualidade de vida da população, “ainda mais esse segmento tão fragilizado, tão sofrido”.
“Teremos uma equipe com cerca de 70 pessoas, entre profissionais e estagiários a serviço da população que precisa dessa atenção especial, e devemos reconhecer o esforço da primeira-dama Dulce Barreiros Pozzobom, que tanto se importa com os autistas e faz um belo trabalho voluntário junto às nossas escolas”, completou.
(Reportagem: Assessoria PMU)