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Secretaria de Saúde de Umuarama renova setor de radiologia no Pronto Atendimento 24h

A aquisição do equipamento permite diagnósticos mais rápidos e precisos

Foto: PMU
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Secretaria de Saúde de Umuarama renova setor de radiologia no Pronto Atendimento 24h
Redação - OBemdito
Publicado em 14 de setembro de 2024 às 16h26 - Modificado em 14 de setembro de 2024 às 16h26
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O Pronto Atendimento Dr. Cândido Garcia, que presta assistência 24 horas por dia para casos de urgência e emergência em Umuarama, modernizou o setor de radiologia com a aquisição de um equipamento que permite diagnósticos mais rápidos e precisos. O prefeito Celso Pozzobom visitou o PA 24h nesta sexta-feira (13) para conhecer o aparelho, e ficou surpreso com os resultados.

A unidade iniciou o serviço de radiologia em 2022, com um equipamento de raio-X próprio, modelo convencional, o que ampliou o leque de serviços e o atendimento em caso de fraturas e outros diagnósticos por imagens. “Até então não havia esse atendimento no PA, que era feito em hospitais e clínicas especializadas, o que demandava tempo e acabava gerando transtorno”, lembra o secretário municipal de Saúde, Edson Souza.

Com o encaminhamento de pacientes para hospitais e clínicas, muitos diagnósticos não conseguiam ser fechados durante o atendimento, que de certa forma ficava incompleto até o paciente retornar com os exames.

“Quando se iniciou o serviço radiológico foi espetacular, pois conseguiu-se dar um atendimento mais preciso a toda a população. Entretanto, devido ao fato de o equipamento ser mais antigo, apresentava alguns problemas e, por algumas vezes, ficou parado aguardando manutenção”, lembrou o prefeito. “Agora a realidade é outra e os pacientes estão sendo atendidos com rapidez e mais qualidade”, disse.

No último dia 10, o Pronto Atendimento passou a utilizar o equipamento de Raio-X com placa DR, já utilizada por alguns hospitais, uma tecnologia de ponta que exige pouca manutenção. “Com o aparelho podemos captar as imagens e transferi-las de forma imediata para a tela do médico, sem fios, levando menos de um minuto para a emissão de um laudo”, explicou o secretário.

“Com imagens de alta definição e qualidade, é possível prestar um serviço mais ágil, preciso e com um nível muito superior de resolução para as centenas de pacientes que diariamente procuram o Pronto Atendimento do município, nas mais variadas áreas médicas, acrescentou a coordenadora da unidade, Cíntia Braga.

(Com informações PMU)

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