Jogos Infantis de Umuarama 2024 reunirão 3.200 alunos a partir de segunda-feira
Os jogos acontecerão nos ginásios de esportes Amário Vieira da Costa e Mário Oncken
Com a organização conjunta entre as secretarias municipais de Educação e de Esportes e Lazer (Smel), a Prefeitura inicia na próxima segunda-feira, 16, mais uma edição dos Jogos Infantis de Umuarama (JIUs). A cerimônia de abertura será às19h30 no Ginásio de Esportes Amário Vieira da Costa, com desfile das escolas participantes, acendimento da pira olímpica, juramento do atleta e apresentações culturais.
As competições serão realizadas entre os dias 17 a 20 de setembro, nos períodos da manhã e tarde, com a participação de aproximadamente 3.200 alunos de 23 escolas municipais. Os jogos acontecerão nos ginásios de esportes Amário Vieira da Costa e Mário Oncken.
As modalidades em disputa são futsal pré-desportivo masculino e feminino, basquetebol pré-desportivo masculino e feminino, bola queimada masculino e feminino, corrida pega bolinhas misto, chute ao minigol misto, arremesso para derrubar uma garrafa misto e boliche masculino e feminino. As equipes que conquistarem do primeiro ao quarto lugar serão premiadas com medalhas.
“Os JIUs objetivam congregar estudantes e profissionais da rede pública de educação, propiciando intercâmbio social e esportivo, além de promover jogos de cunho educacional com várias modalidades, permitindo a participação de um número maior de estudantes”, disse o coordenador técnico Fábio Sakata.
“Buscam desenvolver nos estudantes o interesse pelo esporte a partir de jogos com fins educativos e formativos, dando continuidade ao processo pedagógico vivenciado nas escolas”, acrescentou.
O acompanhamento dos estudantes nos jogos é de responsabilidade dos gestores e professores de Educação Física.
Participam alunos/atletas matriculados nas unidades educacionais, divididos em três classes – A, para alunos de 12 anos ou mais; B, alunos de 10 e 11 anos); e C, alunos de 8 e 9 anos.
Os responsáveis pela competição são os secretários Anderson Gasparetto (Esportes e Lazer) e Mauriza de Lima Menegasso (Educação), a técnica de esportes Karina Moraes, da Smel, e o coordenador educacional Fábio Sakata, na SME.
(Assessoria PMU)