Política

Umuarama: Vereadores aprovam passe livre para servidores da saúde durante pandemias

Na tarde desta segunda-feira (30) foi realizada mais uma sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Umuarama. A pauta do dia teve cinco projetos para deliberação dos vereadores, todos eles aprovados por unanimidade – um em segunda discussão e votação e os outros quatro em primeira apreciação na Casa Legislativa.

Em segundo turno, o Projeto de Lei 32/2021, de autoria do vereador Mateus Barreto, se volta à implantação do sistema de visita hospitalar virtual, para pacientes internados nas entidades de atendimento em saúde, garantindo assim contato direto com familiares por meio de aplicativos dotados de áudio e vídeo em chamadas.

O segundo texto em pauta, Projeto de Lei Ordinária (L) 35/2021, é do vereador Sorrisal e propõe que o Poder Executivo Municipal conceda o direito de passe livre no transporte coletivo municipal aos servidores públicos profissionais da área de saúde durante o período de decretação de emergência por ocasião de pandemias como a influenza H1N1, coronavírus e similares.

O projeto prevê que serão contemplados profissionais das áreas de serviço social; biologia; biomedicina; educação física; enfermagem; farmácia; fisioterapia e terapia ocupacional; fonoaudiologia; medicina; medicina veterinária; nutrição; odontologia; psicologia; técnicos em radiologia. Também se destina aos funcionários em geral das unidades de saúde do Município, devidamente identificados com crachá.

Conforme o projeto, os profissionais teriam acesso ao passe livre mediante apresentação da carteira funcional. Por sua vez, as despesas geradas com a execução correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, podendo ser suplementadas.

Do vereador Pé Duro, o Projeto de Lei Ordinária 38/2021 prevê a instituição do Programa Municipal ‘Casa Feliz’, que autoriza a reforma ou construção de residências em terrenos pertencentes a famílias de baixa renda, cuja renda familiar seja de no máximo três salários mínimos e que possuam apenas um imóvel, de no máximo 70 m², ou um terreno para construção de sua casa própria.

Os outros dois projetos votados foram de decretos legislativos denominando vias públicas. O de número 010/2021 tem como autor o vereador Ronaldo Cardoso, enquanto o projeto 021/2021 é assinado pelo vereador Fernando Galmassi.

(Assessoria Câmara e Redação OBemdito)

Redação

Recent Posts

Dono de burro que precisou de eutanásia é multado em R$ 3 mil pela Polícia Ambiental

A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Umuarama aplicou uma multa no valor de R$ 3…

8 minutos ago

Condutor de moto fica em estado grave após colisão com ciclista na Estrada Canelinha

Uma colisão envolvendo uma moto e uma bicicleta na noite desta terça-feira (7) em Umuarama…

1 hora ago

A geografia do crime e o desafio para encontrar os suspeitos da chacina de Icaraíma

A inclusão de dois suspeitos da chacina de Icaraíma na lista internacional de procurados da…

2 horas ago

São Jorge do Patrocínio recebe noite de louvor e adoração com o ministério Filhos do Homem

São Jorge do Patrocínio será palco de uma noite dedicada à fé e à música…

3 horas ago

Umuarama: Moto furtada de trabalhador é localizada; confira o vídeo do momento do crime

A Polícia Militar (PM) registrou o furto de uma moto de um jovem trabalhador na…

3 horas ago

Carro e motocicleta se envolvem em acidente em cruzamento de avenidas de Umuarama

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma motocicleta foi registrado pela Polícia Militar…

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais