Foto: Assessoria PMU
A Prefeitura de Umuarama, em parceria com o Conselho de Desenvolvimento de Umuarama (CDU) e a Fundação Dom Cabral (FDC), apresentará à população, no próximo dia 26, o Plano Umuarama 2050. O projeto, também chamado de “Master Plan”, será revelado em uma cerimônia no Teatro do Centro Cultural Vera Schubert, às 19h30. O evento é aberto ao público.
O plano, resultado de meses de trabalho conjunto entre poder público, universidades e sociedade civil, pretende definir o caminho que a cidade deverá seguir nos próximos 25 anos. A iniciativa busca identificar expectativas da população e os principais objetivos de desenvolvimento do município.
“Com estudos aprofundados em cada setor, as propostas foram definidas de forma participativa, envolvendo secretários municipais, equipes técnicas, universidades e o CDU, sob a condução da Fundação Dom Cabral, uma das entidades mais renomadas neste setor”, afirmou o prefeito Celso Pozzobom (PSD), idealizador da proposta.
O secretário da Indústria, Comércio e Inovação, Junior Ceranto, reforçou que o plano tem caráter de longo prazo e não se restringe à atual gestão. “Essa era uma demanda histórica do CDU, que buscou as maiores referências nacionais e internacionais em planejamento estratégico. Selecionamos a melhor escola de educação executiva da América Latina”, disse Ceranto.
Segundo Fernando Rabelo, gerente da área de Gestão Pública da FDC, o diferencial do projeto foi o papel central da sociedade no processo. “A FDC já fez inúmeras iniciativas dessa natureza, mas em nenhuma a sociedade teve um papel tão central. Isso garante um plano alinhado aos anseios da população e dá forças para que ele seja observado pelas próximas sete gestões municipais”, avaliou.
Os trabalhos tiveram início em maio, com a primeira reunião no Centro de Eventos Prefeito Alexandre Ceranto, diante de mais de 500 pessoas. Desde então, ocorreram mais de 50 horas de reuniões, 96 horas de workshops e três eventos abertos ao público. Também foram realizadas 20 horas de entrevistas e grupos focais.
Para a elaboração do plano, foi feito um diagnóstico completo do município, analisando documentos, estatísticas, cenários e tendências. “A sociedade umuaramense pôde participar ativamente, tanto no evento realizado em julho na Unipar quanto por meio de um site desenvolvido para o projeto, que ficou disponível de junho a agosto”, destacou Ceranto
O presidente do CDU, Valcir Simão, salientou a importância do planejamento de longo prazo para o desenvolvimento da cidade. “As políticas, nos últimos anos, têm sido feitas com uma visão de curto prazo, de quatro em quatro anos. Não dá para pensar o futuro de uma cidade assim”, afirmou Simão. “O que estamos fazendo é pegar Umuarama e projetá-la para 2050, e agora estamos validando os projetos que nos levarão a esse futuro”, completou.
Ao final do evento de lançamento, a Prefeitura e o CDU deverão se comprometer a perseguir as metas e os indicadores estabelecidos no plano. Para Rabelo, da FDC, a participação da população será fundamental para garantir o sucesso da iniciativa. “É essencial que os cidadãos se apropriem desse documento, acompanhem e cobrem o seu cumprimento”, concluiu.
OBemdito com Assessoria
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais