Plano Umuarama 2050 discute metas de crescimento para os próximos 25 anos
O projeto, também chamado de "Master Plan", será revelado em um evento no próximo dia 26
A Prefeitura de Umuarama, em parceria com o Conselho de Desenvolvimento de Umuarama (CDU) e a Fundação Dom Cabral (FDC), apresentará à população, no próximo dia 26, o Plano Umuarama 2050. O projeto, também chamado de “Master Plan”, será revelado em uma cerimônia no Teatro do Centro Cultural Vera Schubert, às 19h30. O evento é aberto ao público.
O plano, resultado de meses de trabalho conjunto entre poder público, universidades e sociedade civil, pretende definir o caminho que a cidade deverá seguir nos próximos 25 anos. A iniciativa busca identificar expectativas da população e os principais objetivos de desenvolvimento do município.
Participação ampla
“Com estudos aprofundados em cada setor, as propostas foram definidas de forma participativa, envolvendo secretários municipais, equipes técnicas, universidades e o CDU, sob a condução da Fundação Dom Cabral, uma das entidades mais renomadas neste setor”, afirmou o prefeito Celso Pozzobom (PSD), idealizador da proposta.
O secretário da Indústria, Comércio e Inovação, Junior Ceranto, reforçou que o plano tem caráter de longo prazo e não se restringe à atual gestão. “Essa era uma demanda histórica do CDU, que buscou as maiores referências nacionais e internacionais em planejamento estratégico. Selecionamos a melhor escola de educação executiva da América Latina”, disse Ceranto.
Segundo Fernando Rabelo, gerente da área de Gestão Pública da FDC, o diferencial do projeto foi o papel central da sociedade no processo. “A FDC já fez inúmeras iniciativas dessa natureza, mas em nenhuma a sociedade teve um papel tão central. Isso garante um plano alinhado aos anseios da população e dá forças para que ele seja observado pelas próximas sete gestões municipais”, avaliou.
Etapas do processo
Os trabalhos tiveram início em maio, com a primeira reunião no Centro de Eventos Prefeito Alexandre Ceranto, diante de mais de 500 pessoas. Desde então, ocorreram mais de 50 horas de reuniões, 96 horas de workshops e três eventos abertos ao público. Também foram realizadas 20 horas de entrevistas e grupos focais.
Para a elaboração do plano, foi feito um diagnóstico completo do município, analisando documentos, estatísticas, cenários e tendências. “A sociedade umuaramense pôde participar ativamente, tanto no evento realizado em julho na Unipar quanto por meio de um site desenvolvido para o projeto, que ficou disponível de junho a agosto”, destacou Ceranto
Olho no futuro
O presidente do CDU, Valcir Simão, salientou a importância do planejamento de longo prazo para o desenvolvimento da cidade. “As políticas, nos últimos anos, têm sido feitas com uma visão de curto prazo, de quatro em quatro anos. Não dá para pensar o futuro de uma cidade assim”, afirmou Simão. “O que estamos fazendo é pegar Umuarama e projetá-la para 2050, e agora estamos validando os projetos que nos levarão a esse futuro”, completou.
Ao final do evento de lançamento, a Prefeitura e o CDU deverão se comprometer a perseguir as metas e os indicadores estabelecidos no plano. Para Rabelo, da FDC, a participação da população será fundamental para garantir o sucesso da iniciativa. “É essencial que os cidadãos se apropriem desse documento, acompanhem e cobrem o seu cumprimento”, concluiu.
OBemdito com Assessoria