Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

Agricultores participam de curso sobre produção após receberem mudas gratuitas de banana

Capacitação com duração de dois dias foi realizada pelo Senar em parceria com a Secretaria de Agricultura e IDR

Foto: PMU
Foto: PMU
Agricultores participam de curso sobre produção após receberem mudas gratuitas de banana
Redação - OBemdito
Publicado em 14 de setembro de 2024 às 15h42 - Modificado em 14 de setembro de 2024 às 15h42
Gastro Umuarama

O Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) realizou o curso ‘Boas Práticas Para o Cultivo de Bananeiras’, dando prosseguimento ao projeto de investimento na diversificação da fruticultura implantado pela Secretaria Municipal de Agricultura de Umuarama. A capacitação, com duração de dois dias (16 horas no total) aconteceu na propriedade de Valdemir Américo Camozzatto.

Participaram do curso 12 produtores rurais cadastrados em programas da administração municipal para incentivo e fortalecimento da agricultura familiar. “O Programa Mais Fruta representa um grande salto na diversificação da economia rural em nosso município. A experiência com a Banana BRS Princesa, um híbrido também chamado de ‘banana tipo maçã’, já pode ser considerada um sucesso e tem mercado garantido”, relata o prefeito Celso Luiz Pozzobom.

O secretário Waltinho Sucupira conta que a prefeitura vai distribuir 4 mil mudas de banana aos participantes do programa.

“Cada produtor vai receber, sem custo algum, entre 100 e 300 mudas, de acordo com as condições de cada propriedade. Esse quesito foi definido a realização de visitas técnicas feitas por nosso engenheiro agrônomo Fábio César Pereira Souza e o técnico agrícola do IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), Bruno Paschoal, que produziram um diagnóstico das propriedades”, detalha Sucupira.

CONHECIMENTO

Sergio Takashi Noguchi, instrutor do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), apresentou aos participantes do curso temas como a importância econômica da bananicultura, morfologia da planta, exigências edafoclimáticas (características de clima e solo que influenciam as plantas), cultivares de banana, propagação de mudas, implantação e manejos pós-plantio, de formação, anual de produção, de pragas e doenças.

“Também abordamos reforma da cultura, colheita, climatização e o mercado da banana”, acrescenta Noguchi.

Segundo Fábio César Pereira Souza, que coordena o programa de fruticultura da Secretaria Municipal de Agricultura, a banana Princesa BRS é uma espécie desenvolvida pela Embrapa Fruticultura para ser cultivada em regiões onde possam haver a presença de doenças que impeçam ou prejudiquem a produção de legítima banana-maçã.

“Desenvolvidas em laboratório, essas mudas são resistentes às principais pragas e doenças que afetam a bananeira. Além disso ela tem alta qualidade”, observa.

Ele explica ainda que a BRS Princesa possui características de mercado semelhantes à da banana-maçã e que tanto produtores quanto técnicos e especialistas já têm a comprovação de que essa banana é ideal para o clima e o solo da região de Umuarama. O engenheiro agrônomo acrescenta que ela apresenta porte alto [em torno de 3,5 a 5 metros].

“Além de oferecer as mudas de graça, o município também disponibiliza todo apoio técnico necessário para que os produtores rurais tenham sucesso”, pontua.

(Com informações PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.