Umuarama: Treinamento atualiza conhecimentos para professor enriquecer as aulas de História
Objetivo foi sanar algumas dificuldades no momento da elaboração e execução dos planos de ensino
A Secretaria Municipal de Educação vem oferecendo formação constante para os professores da rede pública de Umuarama nas mais variadas disciplinas. Investir na qualificação dos docentes é uma prioridade do prefeito Celso Pozzobom, que busca o desenvolvimento permanente da educação e do processo de ensino e aprendizagem nas escolas municipais.
Neste pensamento, a Secretaria de Educação realizou uma formação com o tema ‘Metodologia do Ensino de História’ aos professores do componente curricular História, que reuniu cerca de 55 docentes (30 de manhã e 25 à tarde) sob a condução da professora mestre Eliane Candoti, do município de Londrina, com o acompanhamento das coordenadoras educacionais.
O treinamento aconteceu no campus 3 da Universidade Paranaense (Unipar). A professora abordou objetos de conhecimento relacionado ao Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano, sendo que do 1º ao 3º foi feita uma rápida revisão exemplificando algumas práticas de assuntos já abordados em outros momentos.
O foco principal foram os assuntos do 4º ao 5º ano como, por exemplo, circulação de produtos e culturas, os objetivos de aprendizagem, mundo da tecnologia e integração de pessoas e as exclusões sociais e culturais, entre outros objetos de conhecimento.
No 5º ano o foco foi ‘Povos e cultura: meu lugar no mundo e meu grupo social’, com objetivo de aprendizagem de cidadania (direitos sociais), marco histórico da atualidade, meios de comunicação e a interferência na vida social e, ainda, as tradições orais e valorização da memória (povos indígenas e africanos).
“A Secretaria de Educação está oportunizando essa formação aos professores de História desde 2023, com objetivo de prepará-los para trabalhar com os objetos de conhecimento do ‘Currículo em Ação’, do nosso município, para sanar algumas dificuldades no momento da elaboração e execução dos planos de ensino. Este momento é muito especial dentro da Rede Municipal de Ensino”, descreveu a secretária municipal de Educação, Mauriza de Lima Menegasso.
(Reportagem: Assessoria PMU)