Fotos: Assessoria PMU
Com o intuito de se preparar e aperfeiçoar voluntários para o combate a incêndios ambientais e florestais, neste momento em que sinistros estão acontecendo diariamente em toda a região, em razão da estiagem e da baixa umidade, bombeiros do 6º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Umuarama (SGBI) e da empresa Labonde e Romeu Treinamentos realizaram uma atividade prática orientada no último sábado (7), no Espaço Torres.
O treinamento teve a participação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Compdec), representada pelo coordenador Joelson Barbosa, e dez bombeiros civis voluntários, além de dois bombeiros militares do 6º SGBI, dois agentes da Defesa Civil de Cruzeiro do Oeste, dois instrutores da LR Treinamentos e o proprietário do espaço onde a atividade foi realizada.
“As instruções foram focadas no combate a incêndios florestais e ambientais, que podem ocorrer nas matas e também em terrenos baldios dentro da cidade, levando riscos às residências e patrimônios públicos. O objetivo foi alinhar e treinar as equipes nas diferentes formas de combate ao fogo, qualificando bombeiros civis voluntários para esta importante função”, afirmou Joelson Barbosa.
Além das queimadas enfrentadas diariamente em terrenos e descampados da cidade, Umuarama enfrentou um grande incêndio florestal que consumiu boa parte da vegetação do Parque Municipal dos Xetá – mais conhecido como Bosque do Índio –, cujo combate exigiu esforços de bombeiros militares e civis, servidores municipais e voluntários, durante vários dias.
Também houve na última semana um incêndio na mata do Parque Dom Pedro, que chegou a provocar pequenos focos de fogo e moradias próximas. “Nessas horas, ter conhecimento sobre como enfrentar o fogo é muito importante, tanto para tornar a ação eficiente, minimizando os prejuízos, quanto para a proteção da vida das pessoas”, completou o coordenador da Defesa Civil.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais