Umuarama

Inclusão de neurodivergentes foi tema de formação para 268 professores municipais

Práticas de Ensino para Inclusão de Alunos Neurodivergentes foi o tema do terceiro encontro de formação continuada para professores das salas de recursos multifuncionais e professores de apoio da rede municipal de ensino de Umuarama.

O treinamento foi realizado nesta quinta-feira (5), em um auditório no campus 3 da Universidade Paranaense (Unipar), tendo como formadora a renomada professora doutora Fernanda de Carvalho Polônio, de Maringá.

A formação teve a participação de 268 professores que atuam na rede desde as turmas da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental. O tema abordado trouxe uma reflexão sobre como os professores podem conduzir o trabalho de rotina e adaptação curricular para que os estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) consigam desenvolver suas atividades escolares.

A secretária municipal de Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, ressalta que a doutora Fernanda vem realizando este trabalho de formação na rede desde 2023. “Ela traz toda sua experiência profissional e contribui para que os professores ajustem suas abordagens pedagógicas para melhor atender às necessidades destes estudantes”, afirmou.

A professora Fernanda Polônio é graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), especialista em Educação Especial, Inclusão e Libras, mestre e doutora em Educação pela UEM. Tem ampla experiência como professora e formadora da Educação Especial e atualmente trabalha como terapeuta no atendimento educacional especializado no Núcleo de Terapias Integradas Sinapse, em Maringá.

A organização deste trabalho, ofertado pela Secretaria Municipal de Educação, foi conduzida pelas coordenadoras educacionais da Educação Especial, Angela Pinto Tavares Baccarin e Francielle Dada de Oliveira, junto com a equipe multiprofissional constituída pela fonoaudióloga Bruna Quevedo Silva, a psicóloga Tayná Ceccon Martins e a psicopedagoga Cristiane da Conceição Pereira Martins.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Quatro homens morrem em confronto com a Rone no Paraná

Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…

6 minutos ago

Colisão traseira derruba motociclista na PR-482 durante lentidão no trânsito

Colisão traseira ocorreu na manhã desta quinta (4), entre Maria Helena e Umuarama

27 minutos ago

Estudante de Umuarama conquista 3º lugar nacional na Maratona Tech

Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia

55 minutos ago

Prefeitura de Umuarama presta homenagem ao menino Levi, morto após atropelamento

Administração municipal divulgou nota de pesar que expressa solidariedade à família

1 hora ago

Pancadaria com “cadeiradas” em bar na avenida Tiradentes mobiliza PM; assista o vídeo

Três homens se envolveram em uma briga que chamou a atenção de várias pessoas no…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais