Placas de obras são furtadas em Umuarama e Prefeitura solicita investigação policial
Nos últimos dias, pelo menos cinco placas foram furtadas
Além de monitorar e fiscalizar regularmente dezenas de edificações públicas em execução no município, a Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos agora tem de encarar o roubo de placas descritivas que são obrigatórias nos canteiros de obras contratadas pelo município. Nos últimos dias, pelo menos cinco placas foram furtadas.
Provavelmente por conta do período eleitoral, embora o atual chefe do Executivo não seja candidato uma vez que já foi reeleito, opositores se aproveitam dos furtos para disseminar notícias falsas sobre a execução das obras. O secretário de Obras do município, Renato Caobianco, disse que vai procurar a 7ª Subdivisão Policial para denunciar o furto e solicitar uma investigação, a fim de identificar e punir os responsáveis.
“As placas são instaladas apenas quando a obra já foi licitada, a empresa executora foi contratada e a ordem de serviço já emitida pela Prefeitura. Nem sempre o início do trabalho é imediato, por questões das empreiteiras, mas são obras liberadas para a execução que serão iniciadas em breve ou até já estão em andamento”, explicou o secretário.
Renato Caobianco informou que os furtos mais recentes envolvem placas de recapeamento asfáltico que estavam fixadas na rua Piúna, próximo à sede da Sestram (Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana), onde funciona a Guarda Municipal e a Umutrans; na avenida Parigot de Souza, próximo ao cemitério municipal; no Jardim Canadá; nas imediações do campus sede da Unipar; e na avenida Goiânia.
Algumas dessas obras estão bem adiantadas – restando apenas a sinalização. Em dois casos, o início acontecerá nos próximos dias.
Conforme relatório da secretaria, atualmente cerca de 40 obras públicas encontram-se em andamento em Umuarama – são reformas, ampliações e melhorias em estabelecimentos de ensino, implantação do Parque dos Ipês, pavimentação e recapeamento asfáltico na cidade e nos distritos, reformas de praças, salões comunitários, drenagem pluvial, reforma de calçadas, pinturas, construção de unidade de saúde e de parques infantis, entre outras.
(Assessoria PMU)