Artista Jaqueline Hardt abre a mostra ‘Pigmentos Naturais’ no Centro Cultural de Umuarama
Vernissage será nesta sexta-feira a partir das 19h15 e exposição segue até dia 19 de setembro com entrada gratuita
Exclusividade é a palavra perfeita para definir as criações da artista plástica Jaqueline Hardt, que apresenta a exposição ‘Pigmentos Naturais’ no Hall do Centro Cultural entre os dias 6 e 19 de setembro, com entrada gratuita.
São obras que mergulham no universo das cores naturais, que exploram a aplicação do uso de pigmentos e líquens na tinturaria. O vernissage será nesta sexta-feira (6) a partir das 19h15.
O secretário municipal de Cultura, Rodrigo Fernandes Pereira, define a mostra de Jaqueline Hardt como ‘uma viagem mais que interessante ao mundo das tinturas que se transformam em cores’. “Por meio de uma coleção diversificada, a mostra revela a beleza e a complexidade dos pigmentos extraídos diretamente da natureza. Além da criatividade inerente aos artistas, Jaqueline é uma estudiosa dos materiais, especialista em sustentabilidade e com atuação em ciências sociais aplicadas. Todo esse cabedal de conhecimento converte-se em peças únicas, exclusivas e intrigantes”, analisa.
O diretor de Ação Cultural da Fundação Cultural de Umuarama, Alessandro Salgado, comenta que os visitantes poderão apreciar fios de seda tingidos com líquens, uma técnica ancestral que combina arte e ciência.
“A mostra também traz bordados meticulosamente elaborados, demonstrando a versatilidade dos pigmentos naturais em criações têxteis. Sem falar nos quadros com impressão botânica mostrando a interação única entre plantas e pigmentação e um vestido tingido com crajiru (uma espécie de trepadeira amazônica lenhosa, ornamental, utilizada na medicina caseira), exibindo a riqueza e a profundidade das cores naturais”, detalha.
Jaqueline é graduada em Design de Moda pela Unipar (Universidade Paranaense) e tem mestrado em Sustentabilidade pelo IFPR (Instituto Federal do Paraná), além de ser orientadora do curso de Valorização Social Corte e Costura do Sesc.
Ela relata que a mostra inclui também cartelas de cores que ilustram a variedade e a complexidade dos pigmentos naturais, oferecendo uma visão prática das nuances e possibilidades criativas desses elementos. “‘Pigmentos Naturais’ é uma celebração da arte e da ciência dos pigmentos naturais, destacando a beleza sustentável e a rica herança cultural desses materiais”, resume a artista.
SERVIÇO – MOSTRA ‘PIGMENTOS NATURAIS’ – Artista: Jaqueline Hardt – Data: de 06 a 19/09/2024 – Horário: das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30 (de segunda a sexta) – Local: Hall do Centro Cultural Versa Schubert – Vernissage: 06/09/2024 às 19h15 – Entrada: grátis – não é necessário retirar ingressos antecipadamente.
(Foto: Assessoria PMU)