Cotidiano

PF apreende 3 toneladas de cocaína em investigação contra organização criminosa no PR

O grupo alvo da Operação Viking, deflagrada nesta quinta-feira (5) pela Polícia Federal (PF), já vinha sendo monitorado há algum tempo. De acordo com informações, mais de 3 toneladas de cocaína foram apreendidas durante as ações contra a organização criminosa. Nesta quinta-feira, uma grande operação, com apoio da Guarda Civil Espanhola, mira os responsáveis pelo gerenciamento do tráfico internacional de drogas.

A Operação Viking cumpriu nove mandados de prisão preventiva e 38 de busca e apreensão, nos estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Pernambuco, além da Espanha. As investigações, que contaram com a cooperação da Receita Federal, Europol, Guarda Civil Espanhola e Polícia Nacional da Croácia, mostraram que a organização criminosa estabeleceu uma complexa estrutura logística para realizar o narcotráfico interestadual e internacional. O esquema envolvia o transporte da droga pelo território nacional, sua preparação e o envio de carregamentos de cocaína ao exterior, utilizando principalmente o modal marítimo.

Os lucros provenientes dessas atividades criminosas eram destinados à ampliação da infraestrutura logística do grupo, por meio da compra de barcos, empresas, imóveis e outros bens que fomentavam a expansão das suas operações. Além disso, o grupo adquiria armas de fogo e munições para reforçar seu poderio bélico e capacidade de intimidação frente a outras facções criminosas.

As investigações também apontaram que as lideranças dessa organização utilizavam diferentes métodos para ocultar e dissimular a origem ilícita dos expressivos ganhos financeiros e do patrimônio acumulado. A operação revelou ainda que o patrimônio milionário foi construído a partir dos crimes cometidos.

Os investigados na Operação Viking responderão pelos crimes de organização criminosa, tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, com penas que podem chegar a 50 anos de reclusão. Também serão processados por lavagem de dinheiro, com penas que podem alcançar 10 anos de reclusão por cada ação cometida.

(Com informações RIC)

Redação

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

6 horas ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

7 horas ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

8 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

8 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

8 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

9 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais