Instituto Mário Gazin se destaca como centro de transformação cultural em Douradina
São atendidas crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos de comunidades carentes e outros grupos vulneráveis
O Instituto Mário Gazin, com apenas alguns anos de existência, já se consolidou como um poderoso fomentador de cultura em Douradina, especialmente por meio de seus projetos focados na área musical.
Fundado em 26 de julho de 2022, na cidade localizada interior do Paraná, o instituto nasceu com a visão de se tornar um centro exemplar na execução de projetos culturais, sociais, ambientais, educacionais, esportivos e recreativos, destinados a atender crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos de comunidades carentes e outros grupos vulneráveis.
CRESCIMENTO E IMPACTO CULTURAL
Atualmente, o Instituto se destaca com dois projetos principais. O projeto “Banda Escola”, realizado através da Lei Rouanet 8.313/1991, normativo federal que institucionalizou o incentivo à cultura, por meio da criação do Programa Nacional de Apoio à Cultura – Pronac, de responsabilidade do Ministério da Cultura – MinC.
Esse projeto é focado na formação musical e execução de repertório no formato de Banda Marcial e tem como objetivo atender diretamente 36 participantes, entre crianças, adolescentes e jovens, com projeção de mais 40 vagas para próxima edição, totalizando 76 participantes, promovendo não apenas habilidades musicais, mas também disciplina e trabalho em equipe.
Outro projeto de destaque é o “Viva Encanto Coral”, um coral adulto formado por participantes a partir de 18 anos. Financiado inteiramente pelo próprio Instituto, o projeto já reúne 60 membros e se destaca pela sua contribuição à cena cultural local.
Além dos projetos nativos, o Instituto atua como apoiador essencial do projeto “Orquestra Escola Alfredo Gazin”, que desde 2019 tem proporcionado formação musical e execução orquestral para 120 alunos da rede municipal de ensino. Esse projeto, que completa 5 anos em outubro de 2024, é um marco na democratização do acesso à música erudita e na formação de novos talentos.
FOMENTO E APOIO INSTITUCIONAL
Para Edson Oleksyw, presidente do Instituto Mário Gazin, o objetivo da organização é claro: tornar-se um centro de referência nacional na promoção e desenvolvimento cultural através da música e outras formas de expressão artística. Ele explica que o instituto está pavimentando seu caminho como um expoente cultural, por meio de iniciativas que vão além da arte, impactando diretamente a vida das pessoas.
“Nosso compromisso é transformar vidas e fortalecer comunidades, utilizando a cultura e a educação como ferramentas poderosas de mudança. É evidente que estamos construindo um legado, onde cada ação é pensada para fomentar o crescimento cultural e o desenvolvimento social, garantindo um futuro mais inclusivo e enriquecedor para todos”, conclui.
(Reportagem: Assessoria)