Programa ‘Patrulha Escolar’ da Guarda Municipal registra 131 atendimentos no mês de agosto
Efetivo da Guarda Municipal atua com foco no atendimento a ocorrências nas unidades escolares
A Patrulha Escolar é um programa especial da Guarda Municipal de Umuarama (GMU) criado em abril deste ano e tem foco no atendimento de ocorrências registradas nas unidades escolares. De acordo com o relatório de atividades referentes ao mês de agosto, foram realizadas 131 atividades preventivas e de repressão, sempre com o objetivo de proteger toda a comunidade escolar.
Segundo o secretário Valdecir Capelli, a Patrulha Escolar foi idealizada pela Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram) e é executada pela Guarda Municipal de Umuarama (GMU). “Os agentes são especialmente treinados para atuar na prevenção e na repressão a crimes e atos infracionais nos domínios das unidades da Rede Municipal de Ensino, criando laços com a comunidade escolar e trabalhando diretamente com a educação”, afirma.
Em cinco meses de existência, a Patrulha Escolar contabiliza 659 ações de proteção da comunidade escolar, como informa o diretor da GMU, Valdiney Roberto Rissato. “Os profissionais atuaram na segurança ostensiva de unidades escolares, encaminhando os transgressores para as devidas punições para crimes cometidos no contexto escolar e oferecendo apoio e proteção em situação que possam representar algum tipo de perigo para o cidadão – sejam alunos, pais, equipe pedagógica e demais trabalhadores da educação”, comenta.
Conforme o último levantamento, foram realizadas 13 atividades repressivas – como autuações de trânsito em frente às escolas e má-conduta. “Já no quadro de ações preventivas, a Patrulha Escolar realizou 122 ações entre visitas, atividades de sentinela e operações de observação e patrulhamento dentro e fora das escolas, orientações a pais, alunos e diretores e acompanhamento oficial a evento escolar”, observa Rissato.
(Com informações PMU)