Educação leva formação a diretores e representantes das APMFs das escolas municipais
A formação foi on-line e contou com a participação de 23 diretores e cerca de 70 representantes das associações
A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Equipe de Assessoria de Gestão Escolar (AGE), promoveu a formação “APMF em Foco: Orientações e responsabilidades na gestão escolar”, que reuniu representantes das Associações de Pais, Mestres e Funcionários (APMFs) das escolas municipais no último dia 29 de agosto. O objetivo foi promover a compreensão clara das atribuições e responsabilidades dessa representação no contexto escolar.
A formação foi on-line e contou com a participação de 23 diretores e cerca de 70 representantes das associações, que discutiram a importância da APMF na gestão democrática das escolas, enfatizando como o envolvimento ativo da comunidade escolar pode contribuir para a melhoria da qualidade do ensino.
O encontro abordou temas como as responsabilidades legais e administrativas das APMFs, a importância da transparência na gestão de recursos e a colaboração efetiva entre pais, mestres, funcionários e gestores escolares.
De acordo com a secretária de Educação, Mauriza de Lima Menegasso, a iniciativa visa garantir que os representantes estejam capacitados para desempenhar um papel fundamental nos processos decisórios e administrativos das escolas.
“Queremos fortalecer a participação da comunidade escolar, assegurando que todos compreendam suas atribuições e possam contribuir para o desenvolvimento de um ambiente educacional mais democrático e inclusivo”, afirmou.
Os representantes das APMFs presentes destacaram a importância de eventos como este, que proporcionam conhecimento e ferramentas essenciais para o desempenho de suas funções. Está prevista uma segunda etapa desta formação em 5 de setembro próximo, para os representantes das APFMs dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).
(Assessoria PMU)