Novas rotatórias devem melhorar trânsito e oferecer mais segurança a motoristas e pedestres
Condutores devem ficar atentos às placas de sinalização, afixadas conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro
A Umutrans (Diretoria de Trânsito de Umuarama) promove, sem interrupção, estudos e análises de pontos que podem ser melhorados com relação ao trânsito na cidade. Questões como fluidez e segurança do pedestre são os principais pontos observados pelos profissionais que atuam na divisão de engenharia, na decisão de instalação de dispositivos de tráfego, como as rotatórias.
Três delas foram instaladas nos últimos meses e mais uma acaba de ser instaladas no cruzamento da avenida Rotary com a rua Laguna e já foram iniciados os trabalhos de instalação de mais uma na avenida Rio Grande do Sul com a Laguna.
O secretário da Sestram (Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana), Valdecir Gonçalves Capelli, explica que oficialmente a rotatória – ou interseção em círculo – é um dispositivo de controle de tráfego.
“É um tipo de cruzamento circular, ordenador de fluxos, em torno de ‘uma ilha’. Estudos da engenharia de tráfego afirmam que rotatórias contribuem para uma redução significativa no número de acidentes de trânsito, contribuindo para dar segurança e fluidez nos cruzamentos, com baixo custo de implantação, inferior ao custo dos semáforos”, detalha.
Capelli faz questão de esclarecer que, para a implantação de uma rotatória, existe toda uma legislação normativa especificada com detalhes no Manual de Projeto de Interseções, assim como no Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito.
“Infelizmente recebemos críticas descabidas de um ou dois motociclistas que gravaram vídeos para a internet, que reclamam da cor branca da sinalização e das tachas de sinalização instaladas junto às rotatórias. Lamentamos que uma pessoa que fez autoescola, que acreditamos que estudou para pilotar uma moto, que tirou sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não tenha conhecimento sobre as regulamentações de trânsito”, afirma.
Segundo ele, em sinalização em via de sentido único, como as que levam para as rotatórias, a canalização tem que ser na cor branca e devem necessariamente ter instaladas tachas auxiliares de sinalização para a canalização do fluxo.
“A Sestram obedece o que a lei preconiza e isso significa que não podemos simplesmente escolher uma cor aleatória para utilizarmos na sinalização. Infelizmente nos dias atuais as pessoas usam as redes sociais para divulgarem conteúdos sem sentido e sem base legal, simplesmente para viralizarem”, registra.
Em todas as rotatórias instaladas no município existem sinalizações informativas suficientes para que os motoristas estejam em total alerta para circularem com segurança. “Como já explicamos, as rotatórias melhoram a eficiência do trânsito e sempre quando possível devem preceder a instalação semafórica a qual é mais onerosa e acaba travando mais o trânsito”, afir
E finaliza: “Nas aproximações desses dispositivos temos a sinalização vertical ‘placa A-12 – Interseção em círculo’, bem como a sinalização horizontal, que são as pinturas nas vias para indicar a direção que os veículos devem seguir, tudo conforme critérios dispostos no Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito (MBST)”.
(Assessoria PMU)