Coligação de Hermes Pimentel lidera tempo de exposição no horário eleitoral gratuito
O tempo destinado a cada coligação é calculado com base no tempo que cada partido possui, conforme a representação de suas siglas no Congresso Nacional
Hermes Pimentel (PP), candidato a prefeito de Umuarama, terá o maior tempo de propaganda no horário eleitoral gratuito, que começou nesta sexta-feira (30) nas emissoras de rádio e televisão. A coligação “Umuarama para Todos”, formada por Progressistas, MDB, Podemos, PSB, União Brasil e PSD, dispõe de 4 minutos e 20 segundos dos 10 minutos totais em cada bloco de propaganda eleitoral.
Em seguida, com o segundo maior tempo, está a coligação “Um novo caminho para Umuarama”, do candidato Marcelo Nelli (PL), que conta com o apoio do Democracia Cristã e terá 2 minutos e 8 segundos.
Luciano Machado (PT) aparece em terceiro lugar em termos de tempo de exposição. Sua coligação, que também inclui PCdoB e PV, terá 1 minuto e 47 segundos. O candidato Fernando Scanavaca (Republicanos) ficará com 58 segundos. A coligação com menor tempo de propaganda é a de Marcelo Adriano (Federação PSDB/Cidadania), com apenas 33 segundos por bloco.
Distribuição do tempo de propaganda
O tempo destinado a cada coligação é calculado com base no tempo que cada partido possui, conforme a representação de suas siglas no Congresso Nacional. Entre os partidos que disputam a eleição em Umuarama, o PL detém o maior tempo total, com 1 minuto, 56 segundos e 22 centésimos. O União Brasil aparece na sequência, com 1 minuto, 9 segundos e 26 centésimos. O menor tempo pertence ao PSB, com apenas 16 segundos e 43 milésimos.
Regras de veiculação
A veiculação da propaganda eleitoral gratuita é obrigatória para as emissoras de rádio e televisão, que devem transmitir a programação dos partidos e coligações de segunda a sábado. No rádio, os horários de transmissão são das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10; na TV, das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.
Além disso, as emissoras são obrigadas a reservar 70 minutos diários para inserções de 30 e 60 segundos, distribuídas ao longo do dia, de segunda a domingo, entre as 5h e a meia-noite. Essas inserções são divididas em 60% para os candidatos a prefeito e 40% para os candidatos a vereador.