Umuarama inicia formação de professores no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
O encontro serviu para aprofundar o conhecimento sobre o Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil
Professores das turmas de Infantil 4 e Infantil 5 da Rede Municipal de Educação de Umuarama tiveram um encontro de alinhamento sobre o início da formação sobre leitura e escrita para docentes desse nível educacional.
O encontro serviu para aprofundar o conhecimento sobre o Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) e o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), além de abordar como será a implementação desses conteúdos no município.
O LEEI visa fortalecer as práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita nas crianças, já a partir da Educação Infantil. “O programa busca garantir que o processo de alfabetização seja iniciado de forma lúdica, significativa e adequada à faixa etária”, lembra a articuladora municipal do Programa CNCA, Patrícia Abucarma Stevanato.
Além da professora Patrícia, o encontro – realizado nos dias 20 e 21 deste mês, em uma sala de aula cedida pela Universidade Paranaense (Unipar) – teve a participação das formadoras municipais de Leitura e Escrita na Educação Infantil, Ana Paula da Silva, Crislaine Aparecida Pizzi, Fátima Regina dos Santos Silva e Patrícia Karla da Silva Mantovi.
“O Programa LEEI visa capacitar os educadores com metodologias inovadoras e estratégias pedagógicas eficazes, promovendo uma formação continuada que apoie o desenvolvimento integral das crianças, com foco em uma educação inclusiva e de qualidade”, reforçou a secretária municipal de Educação, Mauriza de Lima Menegasso.
Durante os dias de formação, os professores vivenciaram momentos de aprendizado por meio de cantos diversificados, que proporcionaram uma reflexão sobre a prática metodológica na Educação Infantil voltada à interação e brincadeiras nas turmas de 4 e 5 anos.
O primeiro encontro on-line do LEEI acontece nesta terça, 27, e na quarta-feira, 28, enquanto os próximos encontros serão presenciais e ocorrerão nos dias 17 e 18 de setembro, 15 e 16 de outubro, 19 e 21 de novembro.
(Assessoria PMU)